Utilização do diagnóstico rápido participativo como ferramenta de educação ambiental em comunidades rurais.
Resumo
O presente trabalho ressalta a importância do diagnóstico rápido participativo para retratar como uma comunidade ou um grupo procura entender as principais características sociais, econômicas e ambientais da realidade na qual vive. O objetivo desse trabalho é apresentar o resultado do diagnóstico, utilizando a educação ambiental como ferramenta para identificar, planejar e desenvolver ações que envolvam o meio ambiente e a sociedade em comunidades rurais. O bairro do Borba localizado na zona rural de Pindamonhangaba-SP, é composto por 26 famílias, não possui estabelecimentos comerciais, postos de saúde e escolas. E 100% citam a poluição do rio (Ribeirão do Borba) como um problema do local onde vivem. A qualidade da água foi o principal desafio apontado, com notável destaque ainda para a poluição, o desmatamento, o abastecimento de água e o lixo. Assim a educação ambiental contribui para abrir espaços de diálogo entre os grupos que vivenciam de modo diferente a mesma problemática e ainda dirimir os conflitos existentes.Referências
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Publicado
2016-05-16
Edição
Seção
IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico