Agricultura urbana e desenvolvimento socioeconômico da comunidade Areia Branca, Município de Santa Izabel do Pará, Pará
Palavras-chave:
Alimentação, Progresso, AgriculturaResumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a contribuição da agricultura urbana para o desenvolvimento socioeconômico da comunidade “Areia Branca”, no município de Santa Izabel (Pará), traçando-se o perfil das famílias para entender melhor a influência da atividade agrícola na vida local. Além de caminhadas e observações no local, foram aplicados questionários abrangendo questões socioeconômicas. Constatou-se que a agricultura é a principal fonte de renda da maioria das famílias da Comunidade Areia Branca. A principal atividade agrícola consiste no cultivo de hortaliças folhosas e a mão-de-obra é predominantemente familiar. Apesar de pouco tecnificada, o tipo de agricultura praticada pela comunidade não pode ser considerada como orgânica, em função do uso recorrente a fertilizantes químicos.Referências
ALMEIDA, I.L & JUNQUEIRA, A.M.R. Produção de Hortaliças em Sistema Orgânico, Agricultura Familiar e Segurança Alimentar no Brasil. Set de 2011.
AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agricultura Orgânica em Áreas Urbanas e Periurbanas com Base na Agroecologia. Revista Ambiente & Sociedade, v.X, n.1, p. 137-150, Jan- jun, 2007, Campinas- SP.
GOMES, I. Sustentabilidade Social e Ambiental na Agricultura Familiar. Revista de Biologia e Ciências da Terra, v.5, n.1, 1º Semestre 2004, Planaltina-DF.
MACHADO, A. T.; MACHADO, C. T. de T. Agricultura Urbana. EMBRAPA- Centro de Pesquisa Agropecuária dos cerrados, documento 48, junho de 2002
Pessoa et al. Agricultura urbana e Segurança Alimentar: estudo no município de Santa Maria – RS. Ano 2006.
Santandreu, A; Lovo, I. C.Panorama da agricultura urbana e periurbana no Brasil e diretrizes políticas para sua promoção.Belo Horizonte. Junho, 2007.