Percepção de agricultores familiares com relação à agroecologia e agricultura orgânica no município de Campo Largo/PR.

Autores

  • Sandra Andrea Engelmann Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • Ana Paula Cavalheiro de Andrade Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • Felipe Pinho de Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • Rodrigo Souza Instituto Federal do Paraná (IFPR).
  • André Alves de Albuquerque Gabardo CNPq - Bolsista EXP-C

Resumo

O IFPR – Campo Largo oferta o curso técnico em Agroecologia que vem sendo reestruturado segundo a Pedagogia da Alternância. Assim, evidencia-se a necessidade de conhecer a realidade sociocultural, econômica, ambiental e tecnológica dos agricultores familiares, a fim de identificar as potencialidades e dificuldades de execução do referido curso. A pesquisa foi realizada durante out/nov de 2014, com 25 famílias. O objetivo deste artigo é apresentar o perfil das mesmas e discutir a percepção com relação à agricultura orgânica e a Agroecologia. Realizou-se a aplicação de questionário e entrevista semi-estruturada. Observa-se que 49% da amostra é composta por agricultores adultos e 64% não terminaram o ensino fundamental. Com relação a percepção, 64% desconhecem o que é Agroecologia, enquanto 56% já ouviram falar em agricultura orgânica. Os dados apresentam a necessidade de uma ação sistemática no sentido de divulgar a Agroecologia e promover o debate para construção participativa do curso.

Biografia do Autor

  • Sandra Andrea Engelmann, Instituto Federal do Paraná (IFPR).
    Formada em Licenciatura em Geografia, mestrado em Gestão do Território. Desenvolve pesquisas na área de Geografia Agraria e Agroecologia. Professora EBTT.
  • Ana Paula Cavalheiro de Andrade, Instituto Federal do Paraná (IFPR).
    Engenheira Agrônoma, com mestrado em Agroecossistemas. Professora do curso de Agroecologia no IFPR, Campus Campo Largo.
  • Felipe Pinho de Oliveira, Instituto Federal do Paraná (IFPR).
    Engenheiro Florestal, Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil(2011) Professor do Instituto Federal do Paraná , Brasil
  • Rodrigo Souza, Instituto Federal do Paraná (IFPR).
    Doutor em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá. Professor do IFPR, Campus Campo Largo.
  • André Alves de Albuquerque Gabardo, CNPq - Bolsista EXP-C
    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal do Paraná. Bolsista EXP-C.

Referências

Associação Brasileira de Horticultura, 2012 disponivel em:. Acesso em 15 de Out. de 2013.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Boas práticas em Educação Ambiental na agricultura familiar: exemplos de ações educativas e práticas sustentáveis no campo brasileiro. Brasília: MMA, DEA, 244p. 2012.

Censo Agropecuário 2006. Disponível em: www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1>. Acesso em 14 de Nov. de 2012.

CORDEIRO, G.N.K.; REIS, N.S.; HAGE, S.M. Pedagogia da Alternância e seus desafios para assegurar a formação humana dos sujeitos e a sustentabilidade do campo. Em Aberto, Brasília, v.24, n.85, p.115-125, abr. 2011.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: Como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Record, 1997. p. 44 - 67.

IPARDES/IAPAR. O mercado de orgânicos no Paraná: caracterização e tendências. Curitiba, 2007.

IPARDES/IAPAR. O mercado de orgânicos no Paraná: caracterização e tendências. Curitiba, 2007.

LANDAU, E.C.; CRUZ, R. K.; Pimenta, A. H. F. M.; GUIMARÃES, D.P. Variação geográfica do tamanho dos módulos fiscais no Brasil. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2012.

MINAYO, Maria C. de S. Fase de trabalho de campo. In: O desafio do conhecimento. 7. ed. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 2000a. p. 105 - 156.

ZONIN, W.J. Transição Agroecológica: modalidades e estágios na região metropolitana de Curitiba. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Gradução em Meio Ambiente e Desenvolvimento), UFPR, 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Edição

Seção

IX CBA 5. Construção do Conhecimento Agroecológico