Nível de conhecimento da população acerca dos produtos orgânicos no bairro da Cidade Operária, São Luis-MA.

Autores

  • Millene Ribeiro Cavalcante Universidade Estadual do Maranhão
  • Bruna Caroline Everton Cutrim Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Caroline Rabelo Coelho Universidade Estadual do Maranhão
  • Letycya Cristina Barbosa Vieira Universidade Estadual do Maranhão http://orcid.org/0000-0003-3390-9432
  • Francisco Nobrega dos Santos Universidade Estadual do Maranhão

Palavras-chave:

Produto orgânico, Conscientização ecológica, Perfil do consumidor, Maranhão

Resumo

Um crescente aumento no consumo dos produtos orgânicos é observado no mundo, muito associado ao desejo de uma vida mais saudável e a criação de uma consciência ecológica por parte da população, embora algumas pessoas desconhecerem os benefícios do consumo de produtos isentos de agrotóxicos. O presente estudo pretendeu analisar o nível de conhecimento da população do bairro da Cidade Operária no município de São Luis-MA, acerca dos produtos orgânicos, através da aplicação de 100 questionários de perguntas abertas e fechadas. O resultado da pesquisa demonstrou que a maioria dos entrevistados eram mulheres (65%), que possuíam nível médio completo (45%) e renda entre 3 a 4 salários mínimos (45%). Em relação ao conhecimento dos produtos orgânicos, 65% conhecem, sendo que 15% consomem estes alimentos por serem saudáveis. A maior dificuldade para a aquisição é o local de compra. O principal meio de comunicação difusor sobre o assunto foram as escolas e faculdades. Deste modo, concluiu-se que é necessária uma maior divulgação à população do bairro da Cidade Operária sobre produtos orgânicos, através da conscientização da mesma sobre o sistema de produção e os benefícios ou vantagens que estes produtos em relação aos demais.

Biografia do Autor

  • Millene Ribeiro Cavalcante, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda em Engenharia Agronômica e graduada em Turismo pela Universidade Federal do Maranhão
  • Bruna Caroline Everton Cutrim Silva, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda em Engenharia Agronômica
  • Caroline Rabelo Coelho, Universidade Estadual do Maranhão
    Mestranda em Agroecologia na Universidade Estadual do Maranhão
  • Letycya Cristina Barbosa Vieira, Universidade Estadual do Maranhão
    Graduanda em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual do Maranhão e Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão
  • Francisco Nobrega dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão
    Doutor em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto da Universidade Estadual do Maranhão

Referências

ARCHANJO, L. R.; BRITO, K. F. W.; SAUERBECK, S. Alimentos orgânicos em Curitiba: consumo e significado. Caderno de Debate, São Paulo, v. 8, 2001.

CUENCA, M. A. G. et al. Perfil do consumidor e do consumo de produtos orgânicos no Rio Grande do Norte. Documentos, [S.l.], out. 2007.

SILVA, F. Q. P. O.; FOSCACHES, C. A. L.; FILHO, D. O. O perfil do consumidor de produtos orgânicos na cidade de Campo Grande. MS. In: SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES, 8., 2010. Resumo... São Paulo: FEA-USP, 2010.

PIMENTA, V. P et al.; Percepção dos consumidores quanto aos produtos orgânicos na região de Maringá/PR. Revista Brasileira de Agroecologia, n. 2, p 2903-2907, nov. 2009.

TACCONI NETO, E. A. Fatores que afetam competitividade na produção de hortaliças orgânicas no Estado do Rio Grande do Norte. UFRN, 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Engenharia de Produção. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006.

TREVIZAN, S. D. P.; CASEMIRO, A. D. Consumidores de produtos orgânicos em Vitória da Conquista, Bahia. In: INTERNATIONAL WORLKSHOP ADVANCES IN CLEANER PRODUCTION, 2009. São Paulo: [s.n.], maio 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.