Levantamento preliminar de plantas com potencial forrageiro utilizando adaptação do método de lista livre com criadores de gado da Reserva Amanã

Autores

  • Paula de Carvalho Machado Araujo Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá http://orcid.org/0000-0002-1962-5188
  • Ana Carolina Barbosa de Lima Indiana University
  • Jacson Rodrigues da Silva Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
  • Fábio Paz Rocha Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá .
  • Angela May Steward Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
  • Robert de Oliveira Macedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo envolveu 12 criadores familiares de gado na Reserva Amanã com o objetivo de realizar um levantamento preliminar de plantas utilizadas na alimentação do gado, caracterizando-as quanto ao ambiente em que são encontradas e à aceitabilidade pelos animais. O método foi uma adaptação da “Lista Livre”, complementando-a com uma lista auxiliar. O resultado final foi de 81 nomes diferentes de plantas, não sendo possível correlacionar os resultados da lista livre com o perfil do criador (idade, tempo em que vive no Amanã, escolaridade, tempo de criação e se os pais criavam gado ou não). O mesmo resultado foi encontrado com o uso da lista auxiliar. A adaptação do método foi relevante para a realização de levantamento preliminar, pois contribuiu para aumentar o número de plantas citadas e avaliadas, sem alterar significativamente a correlação com o perfil dos criadores, mostrando que qualquer criador foi capaz de avaliar de forma quantitativa as plantas com potencial forrageiro.

Biografia do Autor

  • Paula de Carvalho Machado Araujo, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
    Veterinária do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e mestranda em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
  • Ana Carolina Barbosa de Lima, Indiana University
    Doutoranda do Programa de Antropologia da Alimentação pela Indiana University.
  • Jacson Rodrigues da Silva, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá
    Técnico Agrícola do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e graduando em Licenciatura em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas.
  • Fábio Paz Rocha, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá .
    Técnico Florestal do Programa de Manejo de Agroecossistemas do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
  • Angela May Steward, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
    Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Agricultura Amazônica, Biodiversidade, Manejo Sustentável do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
  • Robert de Oliveira Macedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Referências

ALBUQUERQUE, U. P. de; LUCENA, R. F. P. de; CUNHA, L. V. F. C. da. (Orgs.). Métodos e técnicas na pesquisa etnobiológica e etnoecológica. Recife, PE: NUPPEA, 2010.

Downloads

Publicado

2016-05-17

Edição

Seção

IX CBA 8. Biodiversidade e Bens Comuns.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)