Produção de abobrinha italiana em consórcio com repolho em sistema de cultivo de base agroecológica
Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho agronômico da cultura da abobrinha tipo italiana consorciada com repolho com e sem capinas. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa, Universidade de Brasília, no período de maio a novembro de 2014. O delineamento utilizado foi de blocos ao acaso, com quatro tratamentos e seis repetições. Os tratamentos foram: repolho solteiro, repolho solteiro sem capina, abobrinha solteira, abobrinha solteira sem capina e o consórcio duplo abobrinha/repolho com e sem capina. Não houve efeito dos tratamentos sobre a produção de abobrinha italiana.Referências
ALTIERI, M. A.; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: resgatando a agricultura orgânica a partir de um modelo industrial de produção e distribuição. Revista Agroecologia: Ciência e Ambiente 27. Julho/dezembro 2003.
CARPES, R. H. Variabilidade da produção de frutos de abobrinha italiana em função do manejo. Rio Grande do Sul: Universidade Federal de Santa maria, Centro de Ciências Rurais, Programa de pós-graduação em Agronomia, 2006. 68 p. Dissertação de Mestrado.
DAROLT, M. R. Comparação entre a qualidade do alimento orgânico e a do convencional. In: STRIGHETA, P.C. & MUNIZ, J.N. Alimentos Orgânicos: Produção, Tecnologia e Certificação. 1 ed. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa – UFV, 2003, p.289-312.
RECH, E. G. Adubação orgânica e mineral na produção, qualidade e composição química de sementes de abobrinha (Cucurbita pepo L. melopepo cv. Caserta). Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Agronomia, Programa de pós-graduação em Fitotecnia, 2003. 128 p. Tese de Doutorado.
SOUZA, J. L.; RESENDE, P. Cultivo orgânico de hortaliças. Manual de horticultura orgânica. 2 ed. Atualizada e ampliada. – Viçosa, MG: Aprenda Fácil 2006.