Enfoque Sistêmico como fundamento para Análise extrativista na Comunidade Santo Antonio em Igarapé-Miri_ PA

Autores

Resumo

O extrativismo, enquanto atividade caracteriza-se por um admirável número de interconexões, esta ligada a um conjunto de atos realizados no âmbito de suas atividades bem sucedidas através de suas terras férteis, e consecutivamente conectadas a diferentes questões socioeconômicas, agronômicas e ambientais. O objetivo deste trabalho é realizar uma abordagem sistêmica como fundamento no sistema extrativista na comunidade Santo Antonio em Igarapé Miri–PA. A produção do açaí (Euterpe oleraceae Mart.) é a principal atividade agrícola das famílias na área de várzea de Igarapé Miri- PA. O elemento principal para o extrativismo é o rio e dele é feito todo um trabalho junto com as demandas da comunidade, ele oferece todos os recursos necessários que a comunidade requer construindo o elo entre o homem e o meio ambiente.

Referências

NORGAARD, R. B. As bases epistemológicas da agroecologia. In: ALTIERI, M. A. (ed). Agroecologia: as bases científicas para agricultura alternativa. Rio de Janeiro: PTA/FASE, 1989.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 1 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

OLIVEIRA, Eva Adriana Gonçalves de. et al. Ribeirinhos da Amazônia: um relato da vivência no município de Igarapé-Miri-Pa. Rev. Bras. de Agroecologia/out. 2007 Vol.2 No.2. 2007.

NODA, S. N. Na terra como na água: organização e conservação de recursos naturais terrestres e aquáticos em uma comunidade da Amazônia brasileira. (Tese de Doutorado). Cuiabá, (MT):PPGCB-IB-UFMT. 2000.

SILVA, Acenet Andrade. Sistemas agroflorestais como estratégia de fortalecimento na agricultura familiar em área de várzea, município de Igarapé- Miri – Pa. IFPA. 2015. 59 p.

WOORTMANN, E. F. O saber camponês: práticas ecológicas tradicionais e inovações. In: Diversidade do campesinato: expressões e categorias, v.2 São Paulo: Editora UNESP, 2009.

PLOEG, J. D. van der. Camponeses e impérios agroalimentares: lutas por autonomia e sustentabilidade na era da globalização. Tradução de Rita Pereira. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

ODUM, Eugene P. Introdução: O domínio da Ecologia in ODUM, Eugene P. Fundamentos de Ecologia. Fundação Calouste Gulbenkian.Editora Roca: 6ª Edição, 3 a 7 p. 2007.

Downloads

Publicado

2016-05-18

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)