Perfil dos produtores do programa produção agroecológica integrada e sustentável da região semiárida do Piauí
Resumo
O presente estudo objetivou fazer o perfil produtivo das unidades PAIS implantadas no semiárido do PI, a fim de, identificar se os agricultores estão aptos a serem cadastradas como produtores familiares orgânicos vinculados a OCS. O método utilizado foi questionário estruturado, as variáveis avaliadas foram divididas em três eixos: 1. Perfil do agricultor (a) e da agricultura praticada, 2. Manejo de solo e água e 3. Principais hortaliças cultivadas e comercialização. A análise das variáveis permitiu identificar que a maioria das unidades está sob responsabilidade legal de mulheres; a agricultura praticada é agroecologia; o manejo do solo é realizado com adubos alternativos; faz-se cobertura de solo nos canteiros; o manejo de água é realizado adequadamente, não havendo desperdício. Existe um mix de 20 produtos, os mais produzidos são: alface, coentro e cebolinha. A comercialização é individual. Os produtores apresentam perfil desejado para cadastramento como produtor vinculado a OCS.Referências
ALBUQUERQUE, C.L.C.; SILVA, E. S. Tecnologia social PAIS - produção agroecológica integrada sustentável: uma estratégia de promoção do desenvolvimento rural sustentável no semiárido do Piauí. Carta CEPRO, Teresina –PI, v. 25, p. 112-117, 2009.
SERAFIM, M. P., JESUS, V. M. B. de, FARIA, J. Tecnologia Social, agroecologia e agricultura familiar: análises sobre um processo sócio técnico. Segurança Alimentar e Nutricional, Campinas - SP, n. 20(supl), p.169-181, 2013.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.