Identificação, resgate e conservação de sementes crioulas de milho e feijão-de-corda nos assentamentos Baeté e Bom Jardim - Barreiros –PE
Resumo
O objetivo deste trabalho foi identificar, resgatar e dialogar sobre técnicas de conservação de sementes crioulas cultivadas por agricultores familiares, nos assentamentos Baeté e Bom Jardim, no município de Barreiros - PE. O instrumento utilizado para coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os resultados revelaram que existe diferenças entre os assentamentos, pois na comunidade Baeté não foram encontradas sementes crioulas. No entanto, na comunidade de Bom Jardim foram encontradas sementes de milho e feijão, dentre elas duas variedades de milho batité e ponta fina e duas de feijão-de-corda chamadas respectivamente de feijão do ceará e do feijão costela de vaca. As mulheres possuem um papel importante na conservação das sementes, controlando na maioria das vezes todo o processo desde o plantio até a colheita, bem como no beneficiamento artesanal do milho para garantir a segurança alimentar de suas famílias, através da produção de comidas típicas da região.Referências
Referências bibliográficas:
CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004.
CUNHA, F. L. Sementes da Paixão e as Políticas Públicas de Distribuição De Sementes na Paraíba. [Dissertação de Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável]. Seropédica: Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2013, 184 p. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2013/10/Dissertacao-Mestrado-FlaviaLondres-vf.pdf > Acesso em: 20/12/2014.
LONDRES, FLAVIA. Sementes Crioula: Cuidar, Multiplicar e Partilhar. Gráfica Battistel- Passo Fundo/RS. Janeiro 2009. Disponível em: < http://aspta.org.br/wp-content/uploads/2011/05/Semente-crioula-cuidar-multiplicar-e-partilhar.pdf>. Acesso em: 19/12/2014.
LONDRES, FLAVIA. Sementes Crioulas é Legal: A Nova Legislação Brasileira de Sementes e Mudas. Disponível em :< http://www.fca.unesp.br/Home/Extensao/GrupoTimbo/sementecrioula02.pdf>. Acesso em: 20/12/2014.
TRINDADE, C. C. Sementes Crioulas e Transgênicos, uma Reflexão Sobre sua Relação com as Comunidades Tradicionais. Disponível em: <http://www.conpedi.org.br/manaus/arquivos/anais/manaus/estado_dir_povos_carina_carreira_trindade.pdf>. Acesso em: 02/12/2014.
PANDOLFO, M. C.; PANDOLFO, E. P.; BALLIVIÁN, J. M. P.; SOUZA, J. C. D.; CASSOL, S. P. Guardiões da agrobiodiversidade: estratégias e desafios locais para o uso e a conservação das sementes crioulas. Revista Agriculturas - experiências em agroecologia. vol. II, n. I. Rio de Janeiro: AS-PTA, 2014.