Principais variedades de sementes crioulas de feijão catalogadas na região Sul de Minas Gerais
Resumo
Tanto para os cultivos agroecológicos, quanto para os orgânicos, a preservação das sementes crioulas é fundamental para a soberania dos produtores. O conhecimento e a catologação das variedades presentes em uma região é uma ação importante para a manutenção da diversidade cultural existente. A catalogação de sementes no sul de Minas Gerais iniciou por meio de um projeto aprovado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento em 2013. A catalogação ocorreu durante as feiras de trocas que foram realizadas nas etapas do I Circuito Sul Mineiro de Agroecologia, também durante o III Encontro Internacional da Rede de Sementes Livres e IV Festa das Sementes Orgânicas e Biodinâmicas. Ao final das catalogações constatou-se que no sul de Minas são cultivadas por agricultores familiares e/ou camponeses cerca de 21 variedades de feijão da espécie Phaseolus vulgaris. Dentre as variedades encontras, destaca-se amarelinho como a mais presente nos cultivos da região.Referências
EMBRAPA ARROZ E FEIJÂO. Cultivo do Feijão da Primeira e Segunda Safras na Região Sul de Minas Gerais. Dezembro de 2005. Disponivel em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Feijao/FeijaoPrimSegSafraSulMG/index.htm. Acesso em: 30 de abril de 2015.
SEAB. Feijão - Análise da Conjuntura Agropecuária. Disponível em: http://www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/feijao_2012_13.pdf. Acesso em: 30 de abril de 2015.
SOARES, A. G. Consumo e qualidade nutritiva. In: Reunião nacional de pesquisa de feijão, 5., 1996, Goiânia: UFGO, 1996. v. 2, p. 73- 79.
VEIGA, J.C.; GUERRERO, A.R.; FRANCO, F.P.; GURGEL, C.A.; HIRATA, A.R.; ROCHA, L.C.D. Catalogação de sementes crioulas no sul de Minas, visando a preservação dos recursos genéticos. In: Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno, 4., Brasília/DF. Cadernos de Agroecologia, v.9, n.3, 2014.