Índice de participação em associação comunitária de agricultores do Sítio de Encanto de Cima, Encanto-RN, Brasil
Resumo
O surgimento de uma sociedade mais democrática, a partir do início dos anos 90, fortaleceu a organização deste e de outros segmentos sociais, antes considerados incapazes. A participação dos agricultores familiares em entidades que os representem tem fortalecido ainda mais as atividades agropecuárias de pequena escala, abrindo portas comerciais e favorecendo o desenvolvimento social da comunidade. O presente trabalho objetivou identificar o índice de envolvimento dos agricultores familiares em associação comunitária na comunidade de Encanto de Cima, município de Encanto no Rio Grande do Norte. Foram aplicados questionários semiestruturados a 22 agricultores da comunidade, tendo sido constatado que 65% dos agricultores são associados em alguma organização comunitária, enquanto que 75% são sindicalizados.Referências
Referências bibliográficas:
HENRIQUE, R.G.; PEREIRA, D.S.; OLIVEIRA, A.M.; MEDEIROS, P.V.Q.; CUNHA, F.F.. Perfil dos produtores familiares de mel no município de Serra do Mel – RN. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável (Mossoró – RN – Brasil) v.3, n.4, p29-41, 2008.
SOUSA, M.C.; Khan, A.S.; PASSOS, A. T. B. Qualidade de vida da agricultura Familiar em assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Norte. Disponível em <http://www.sober.org.br/palestra/12/110484.pdf>. Acesso em 19/04/2015, 21:00:20.
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Perfil do Produtor Rural. Série Estudos e Pesquisas. 44 pg., 2012. Disponível em: < http://www.sebrae.com.br/estudos-e-pesquisas>. Acesso em 28/04/2015.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.