Uso do crédito agrícola na comunidade de Aracaju, município de Riacho da Cruz – RN, Brasil.
Resumo
O Brasil é um país com alto potencial agrícola, com dimensões de terra exploradas para o uso de inúmeras culturas, como soja, milho, trigo, e outras, muitas voltadas para o mercado externo e pertencentes aos grandes produtores. No entanto, não são os grandes produtores os principais responsáveis pela produção que abastece o mercado interno do nosso país, o qual é atendido pelos pequenos produtores, que carecem ainda de incentivos de crédito para viabilizar sua produção ou até mesmo para se manterem no mercado altamente competitivo. O intuito da atual pesquisa foi fazer o levantamento de um perfil quanto ao uso do crédito agrícola pela comunidade de Aracaju, no município de Riacho da Cruz, no Estado do Rio Grande do Norte. Foram distribuídos 30 questionários abordando a origem do dinheiro usado pelos agricultores para investimento em sua produção. Somente 6,67% do total dos agricultores utilizam crédito agrícola, enquanto que 93,33% utilizam recursos próprios para custear sua produção.Referências
ALMEIDA, L. F. de; ZYLBERSZTAJN, D. Crédito Agrícola no Brasil: uma perspectiva institucional sobre a evolução dos contratos. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 267-287, ago. /dez. 2008.
NORTH, Douglass C. Institutions, institutional change and economic performance. Nova York: Cambrigde University Press, 1990.
NORTH, D. Institutions. The Journal of Economic Perspectives. Volume 5, Issue 1, Winter, 991, p. 97-112. Disponível em http://www.compilerpress.atfreeweb.com/Anno%20North%20Institutions.htm. Acesso em: 17 abr. 2015.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.