Metodologias de inserção utilizadas nas práticas de Extensão Rural por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina-DF

Autores

  • Tatiane Sousa Matias Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
  • Sandy Flora Barbosa Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
  • Pedro Gabriel Alexandre de Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
  • Giordani Emanuele Carvalho Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
  • Vicente de Paula Borges Virgulino Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.

Resumo

O presente relato tem por objetivo esquematizar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Planaltina-DF nas componentes curriculares de Vivência e Extensão Rural no período de 2011 a 2014. A metodologia utilizada foi baseada na revisão e síntese das ferramentas de integração empregadas nas experiências relatadas pelos estudantes. As inserções e trabalhos realizados proporcionaram aos mesmos conhecer a realidade dos agricultores e com isso, adquirir conhecimentos mediados por abordagens metodológicas variadas. Observou-se que as dificuldades, problemas e desafios apresentados nos primeiros anos, contribuíram para a revisão metodológica, planejamento e melhor aproveitamento das atividades práticas das vivências posteriores.

Biografia do Autor

  • Tatiane Sousa Matias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
    Estudante do curso Superior de Tecnólogo em Agroecologia.
  • Sandy Flora Barbosa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
    Estudante do curso Superior de Tecnólogo em Agroecologia.
  • Pedro Gabriel Alexandre de Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
    Estudante do curso Superior de Tecnólogo em Agroecologia.
  • Giordani Emanuele Carvalho Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
    Estudante do curso Superior de Tecnólogo em Agroecologia.
  • Vicente de Paula Borges Virgulino Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília-Campus Planaltina, DF.
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1990), mestrado em Agronegócio pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado em Educação do Campo pela Universidade de Brasília (2012).

Referências

ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.

Downloads

Publicado

2016-05-20

Edição

Seção

IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências