Metodologias de inserção utilizadas nas práticas de Extensão Rural por estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina-DF
Resumo
O presente relato tem por objetivo esquematizar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), Campus Planaltina-DF nas componentes curriculares de Vivência e Extensão Rural no período de 2011 a 2014. A metodologia utilizada foi baseada na revisão e síntese das ferramentas de integração empregadas nas experiências relatadas pelos estudantes. As inserções e trabalhos realizados proporcionaram aos mesmos conhecer a realidade dos agricultores e com isso, adquirir conhecimentos mediados por abordagens metodológicas variadas. Observou-se que as dificuldades, problemas e desafios apresentados nos primeiros anos, contribuíram para a revisão metodológica, planejamento e melhor aproveitamento das atividades práticas das vivências posteriores.Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável. 4 ed. Porto Alegre: UFRGS, 2004.
Downloads
Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências