Invertendo papéis e fortalecendo as práticas agroecológicas no campo: trocas de experiências entre agricultores familiares e alunos do IFAM Campus Tabatinga
Resumo
As práticas agroecológicas na agricultura familiar vem se tornando um modelo de agricultura com base ecológica muito comum, contrapondo-se ao avanço do agronegócio, centrado na monocultura e na dependência de insumos agrícolas. Este trabalho tem como objetivo relatar experiências de práticas agroecológicas envolvendo alunos do Curso Técnico em Agropecuária na modalidade PROEJA Indígena e do Curso FIC/PRONATEC Agricultor Familiar, do IFAM Campus Tabatinga. As atividades práticas aconteceram na Comunidade Indígena de Umariaçu II, e na Comunidade Novo Paraíso, em Tabatinga-Am. Este relato de experiência torna-se relevante pois as atividades realizadas proporcionaram a troca de experiências no campo, a inversão de papéis, onde ao mesmo tempo, como alunos e agricultores familiares, vivenciaram-se conhecimentos comuns e novos conhecimentos sobre vivenciaram práticas sobre quintais agroflorestais, meliponicultura, compostagem orgânica.Referências
Referências
INSTITUTO GIRAMUNDO MUTUANDO/PROGRAMA DE EXTENSÃO RURAL AGROECOLÓGICA – PROGERA. Agroecologia/MOREIRA, R.M. STAMATO, B. Botucatu/SP: Giramundo, 2009. 92p.
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TÉCNICAS DE EXTENSÃO COM COMUNIDADES RURAIS – UFRN. Disponível em: http://www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo?idArquivo=711166&key=7a63af08c8b68489e2f74919d153dc93. Acessado em 18/03/2015.
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Publicado
2016-05-20
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências