Caracterização socioeconômica da comunidade quilombola Santo Antônio no entorno da Floresta de Caxiuanã.

Autores

  • Caick Marcelo Rosa Martins UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia)
  • Andredy Murilo Trindade Amorim UFRA(Universidade Federal Rural da Amazônia)
  • Maria das Graças Ferraz Bezerra Museu Paraense Emilio Goeldi

Resumo

A Floresta Nacional de Caxiuanã foi criada na década de 1960, por meio de um Decreto-Lei 293, de 28 de Novembro de 1961 Gurupá, Porto de Moz e Portel. O trabalho tem como objetivo caracterizar socioeconomicamente a comunidade quilombola Santo Antônio, sendo esta uma das áreas mais relevantes e representativas do entorno da Floresta Nacional de Caxiuanã. O trabalhou consistiu em coleta de dados socioeconômicos dos moradores da comunidade O sistema de produção da comunidade é composto de diversas atividades ao longo do ano, incluindo a agricultura familiar com a produção da mandioca, a coleta de frutos encontrados na floresta. É de suma importância a caracterização da comunidade de Santo Antônio, sendo que a mesma enquanto comunidade tradicional amazônica deve ser conservada, pois está alocada em volta de umas das mais importantes florestas nacionais, a Floresta Nacional de Caixuanã que conta grande biodiversidade e que comunidades que são verdadeiros patrimônios culturais da sociedade.

Referências

LISBOA, P.L.B.; BEZERRA, M.G.F.; CARDOSO, A.L.R. Caxiuanã: conservação, riscos e possibilidades. In LISBOA, P.L.B. (Org.). Caxiuanã, paraíso ainda conservado. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, v. 1, p. 29-42. 2013.

LISBOA, P.L.B.; BEZERRA, M.G.F.; CARDOSO, A.L.R. Caxiuanã História Natural e Ecologia de uma Floresta Nacional da Amazônia. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi,v1. 2013

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 1. Sócio biodiversidade e Território.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)