Potencial alelopático do feijão de porco (canavalia ensiformes) no desenvolvimento de alface (Lactuca sativa L.) sob diversas concentrações

Autores

  • Ricardo Adriano Felito UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Valdecir Göttert Göttert UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Ricardo Claro Ortis UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Givanildo Souza Gonçalves UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Oscar Mitsuo Yamashita UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial alelopático do feijão de porco no desenvolvimento de alface. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado sendo os tratamentos constituídos por quatro concentrações do extrato aquoso, além da testemunha constituída apenas por agua destilada com quatro repetições. Os tratamentos a partir da concentração 15% (p/v) de Canavalia ensiformis apresentaram completa inibição sobre a germinação de sementes e o desenvolvimento de plântulas de alface, demonstrando alto potencial para novas pesquisas direcionadas á práticas de manejo agroecológicos.

Biografia do Autor

  • Ricardo Adriano Felito, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.
  • Valdecir Göttert Göttert, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.
  • Ricardo Claro Ortis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Alta Floresta Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.
  • Givanildo Souza Gonçalves, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Graduação Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-Campus Confresa (2014 Mestrando Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso.- Alta Floresta.
  • Oscar Mitsuo Yamashita, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
    Professor efetivo adjunto Doutor da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-graduação (Mestrado Acadêmico) em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da Universidade do Estado de Mato Grosso

Referências

CORREIA, N. M. Palhadas de sorgo associadas ao herbicida imazamox no controle de plantas daninhas e no desenvolvimento da cultura da soja em sucessão. 2002. 58 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.

FERREIRA, D. F. Sisvar: a computer statistical analysis system. Ciência e Agrotecnologia, v. 35, n. 6, p. 1039-1042, 2011.

FONTANÉTTI, A.; CARVALHO,G. J. de. Potencialidades alelopáticas da mucuna-preta (Stizolobium aterrimum) e do feijão-de-porco (Canavalia ensiformes), em diferentes concentrações de matéria seca, na germinação de sementes de alface (Lactuca sativa). In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFLA -CICESAL,12., 1999, Lavras. Resumos... Lavras: UFLA, 1999. p. 84.

SOARES, G.L.G; VIEIRA, T. R. Inibição da germinação e do crescimento radicular de alface (cv. "Grand rapids") por extratos aquosos de cinco espécies de Gleicheniaceae. Floresta e Ambiente, Seropédica, v. 7, n. 1, p. 180-97, 2000.

MENDES, I. S., Avaliação de extratos das folhas e sementes de feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) como bioherbicidas pós-emergentes e identificação de aleloquímicos via cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC). Dissertação aprovada no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo, 74 p., 2011.

SOUZA FILHO, A.P.S.; Atividade potencialmente alelopática de extratos brutos e hidroalcoólicos de feijão-de-porco (Canavalia ensiformis). Planta Daninha, Viçosa-MG, v. 20, n. 3, p. 357-364, 2002.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>