Desempenho de variedades melhoradas e cablocas de arroz (Oryza sativa L.) em condições ambientais da baixada maranhense.
Resumo
Este trabalho objetivou avaliar o desempenho das diferentes variedades de sementes cablocas e melhoradas de arroz quanto germinação e posteriormente a altura das plantas em campo experimental da Fazenda Escola de São Bento – MA. Foram utilizadas sementes de espécies melhoradas e cablocas de arroz (Agulha Vermelha, Primavera, Arroz Branco, Palha Murcha, Esmeralda, Sertaneja, BR Irga 420, Serra Dourada, Lajeado Liso e Arariba). As variedades melhoradas Primavera e Serra Dourada tiveram as maiores médias de germinação em campo na Baixada Maranhense não diferindo das variedades Esmeralda, BR Irga 420 e Sertaneja, todas essas variedades melhoradas. Não havendo diferença estatística quanto ao tamanho de plantas após germinação no campo. O desempenho das variedades melhoradas, sobretudo na germinação foi evidente em relação as variedades cablocas.Referências
ARAÚJO, E. S. Caracterização molecular através da RAPD e análise das proteínas de reserva em grãos de variedades locais de arroz do Maranhão, Rio de Janeiro. 2006. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2006.
CONAB, COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO. Acompanhamento de safra brasileira: grão, maio, 2013. CONAB. Brasília: CONAB, 2013, 36p.
FERRAZ JÚNIOR, A. S. S. de L. Estudo do teor de proteína e eficiência no uso de N em cultivares de arroz (Oryza sativa L.), Rio de janeiro. 1993. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1993.
PEREIRA, J. A. Cultura do arroz no Brasil: subsídios para a sua história. Teresina, Embrapa Meio – Norte, 2002. 226 p.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.