Avaliação de serrapilheira em diferentes estratos topográficos em fragmento de mata atlântica na região do Caparaó, Alegre, ES.

Autores

  • Núbia Fernanda Garcia Rodrigues MACHADO 1 Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre
  • Mayara Andrieta Santos FERNANDES 2 Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre
  • Marcos Antonio SATTLER 3 Instituto Federal do Espírito Santo e Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre

Resumo

O estudo avaliou a composição química da serrapilheira e solos em diferentes estratos topográficos de um fragmento de Mata Atlântica, no município de Alegre/ES. Em cada estrato foram demarcados três blocos de 20 x 20m com 9 parcelas em cada. Foram analisadas a matéria seca e macronutrientes. Nas amostras de solo foram analisados macronutrientes, matéria orgânica e CTC em profundidade de 0 a 20 cm. Os resultados foram avaliados de acordo com o teste correlação de Spearman. A massa seca da serrapilheira diferiu entre os estratos avaliados, mas as demais variáveis não apresentaram diferença significativa. Houve diferença significativa para Potássio (K). Não houve influência efetiva do estrato topográfico sobre a composição química de macronutrientes da serrapilheira e do solo e não se observou incremento quantitativo de nutrientes no solo em função do material vegetal de cobertura. A quantidade de massa seca de serapilheira diferiu entre os estratos avaliados.

Referências

BORÉM, R. A. T.; RAMOS, D. P. Variação estacional e topográfica de nutrientes na serapilheira de um fragmento de mata atlântica. Revista Cerne, Lavras, v.8, n.2, p.042-059, 2002.

MALAVOLTA, E.; VITTI, G. C.; OLIVEIRA S. A. Avaliação do estado nutricional das plantas: princípios e aplicações. 2. ed. Piracicaba: Associação brasileira para a pesquisa da Potassa e do Fosfato, p. 319,1998.

POGGIANI, F.; SCHUMACHER, M. V. Ciclagem de nutrientes em florestas nativas. In: GONÇALVES, J. L. M.; BENEDETTI, V. Nutrição e fertilização florestal, Piracicaba: IPEF, p.287-308, 2000.

RODRIGUES, B.R.; MARTINS, S.V.; LEITE, H.G. Avaliação do potencial da transposição da serapilheira e do banco de sementes do solo para restauração florestal em áreas degradadas. Revista Árvore, Viçosa, v.34, n.1, p.65-73, 2010.

VIEIRA, M. et al. Nutrientes na serapilheira em um fragmento de floresta estacional decidual, Itaara, RS. Ciência Florestal, v. 20, n. 4, p.611-619, 2010.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

I Simpósio de Agroecologia - IFES/Campus de Alegre

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)