Percepção e conduta ambiental dos alunos do Ifes - Campus de Alegre

Autores

  • Sabrina Marconsini SABINO 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Alegre,
  • Marcos Antônio SATTLER 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Alegre
  • Maurício Alves AMARAL 3 Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre
  • Sâmia D’Ângelo Alcuri GOBBO 4 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus de Alegre

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção ambiental e os hábitos de consumo dos alunos concluintes do Ensino Médio do Ifes – Campus de Alegre. Optou-se pela amostra intencional, constituída por alunos da terceira série, com 107 respondentes. Os dados foram coletados por meio de questionário e analisados com base na classificação do grau de percepção ambiental e postura ecológica, proposta por Brandalise et. al (2009). Os estudantes mostraram consciência de seu papel enquanto formadores de opinião e asseveram que podem contribuir para minimizar a poluição ambiental, mudando seu comportamento de compra. É necessário ampliar a consciência e os hábitos sustentáveis, objetivando minimizar os impactos à natureza e maximizar a qualidade de vida.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: {S.n} 1997.

BERTOLINI, G. R. F.; POSSAMAI, O. Proposta de instrumento de mensuração do grau de consciência ambiental, do consumo ecológico e dos critérios de compra dos consumidores. Revista de Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 25-26, p. 17-25, 2005.

BOWDITCH, J. L.; BUONO, A. F. Elementos de comportamento organizacional. São Paulo: Pioneira, 1992.

BRANDALISE, L. T. Modelo suporte à gestão organizacional com base no comportamento do consumidor considerando sua percepção a variável ambiental nas etapas da Análise do Ciclo de Vida do Produto. 2008. 195 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2008.

FERNANDES, R. S., SOUZA, V. J., PELISSARI, V. B., FERNANDES, S.T. Uso da percepção ambiental como instrumento de gestão em aplicações ligadas às áreas educacional, social e ambiental. 2009. Disponível em: <http://www.redeceas.esalq.usp.br/noticias/Percepcao_Ambiental.pdf> Acesso em: 12 nov. 2013.

FLORES JUNIOR, R. G. O que é uma pesquisa por amostragem? Rio de Janeiro: IBGE,1980.

FRANCO. E. A. Análise da percepção ambiental dos alunos da terceira série do ensino médio. 2007. 54f. Monografia (Pós-Graduação - Gestão em Auditoria Ambiental) - Universidade do Estado De Minas Gerais, Ituiutaba, 2007.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.

MACHADO, A. S.; GONÇALVES, D. M.; CARDOSO, J. R.; WEISS, V. A. B.; SANTOS, A. B. A. Educação Ambiental de 6º a 9º ano: um estudo na escola estadual Beira Rio do distrito de Luzimangues, Porto Nacional – TO. Anais... Jornada de Iniciação Científica e Jornada de Extensão da Faculdade Católica do Tocantins, 2011.

OLIVEIRA, L.; MACHADO, L. M. C. P. Percepção, cognição, dimensão ambiental e desenvolvimento com sustentabilidade. In: VITTE, Antônio Carlos; GUERRA, Antônio José Teixeira (Org.). Reflexões sobre a geografia física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, p.129-152.

SERRANO, C. M. L. Educação ambiental e consumerismo em unidades de ensino fundamental de Viçosa-MG. 2003. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ciência Florestal) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2003.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 4. ed. São Paulo: Cortez: autores associados, 1988.

TRIVINOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1997.

Downloads

Publicado

2015-06-25

Edição

Seção

I Simpósio de Agroecologia - IFES/Campus de Alegre