Pegada Ecológica como instrumento para avaliar o índice de sustentabilidade em alunos da rede pública na capital Paraibana

Autores

  • Robson Luis Silva de Medeiros Universidade Federal da Paraíba. Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias
  • Heriberto Francisco Xavier SETAS-TO
  • Vênia Camelo de Souza DCBS/CCHSA/UFPB - Professora
  • Isabelle da Costa Wanderley Alencar DCBS/CCHSA/UFPB - Professora

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Meio Ambiente, Educação Ambiental

Resumo

A Pegada Ecológica é um modelo de análise que permite esclarecer de forma simples as relações de dependência entre o ser humano e os recursos naturais necessários para sua manutenção. O objetivo do trabalho foi mensurar a Pegada Ecológica dos alunos do 2º e 3º ano do colégio Conego Luiz Gonzaga de Oliveira, no município de João Pessoa. O cálculo da Pegada Ecológica foi feito a partir de questionário apresentado por Costa e Valente (2007), a fim de fazer um diagnóstico do estilo de vida dos participantes. Foram entrevistado 29 alunos da Escola mencionada, foi destacado que a maioria dos alunos, em número de 69%, enquadrou-se no perfil de consumidores pouco conscientes, enquanto 31% alunos enquadraram-se no perfil de consumidor consciente. Os autores contribuíram para uma tomada de consciência ecológica dos alunos entrevistados a fim de desenvolver uma maior sensibilização para as questões ambientais.

Referências

ALENCAR, I.C.W.; MEDEIROS, R.L.S.; SANTOS, J.N.B.; SOUZA, V.C. Pegada ecológica: os rastros que deixamos no meio ambiente. In:Terra, Qualidade de vida, mobilidade e segurança nas cidades, Editora Universitária,UFPB: João Pessoa, vol.5, 507-514p., 2013.

BOFF, LEONARDO. Cuidar da Terra, proteger a vida: como evitar o fim do mundo. Rio de Janeiro: Record, 2010.COSTA, L.; VALENTE, M. (organizadoras). Pegada Ecológica: que marcas queremos deixar no planeta?, Brasília: WWF-Brasil, 2007, 38p.

MARQUES, R. M. Estudo de conscientização e práticas ambientais dos estudantes de pós graduação na área de meio ambiente no Rio de Janeiro. VI CONGRESSO NACIONAL EM GESTÃO. Niterói, RJ, Brasil, 5, 6 e 7 de agosto de 2010. 15p.

NEHME, V.G.; BERNARDES,M.B. Projetos e metodologias para a formação de sujeitos ecológicos. In: SEABRA, G. Educação Ambiental no mundo globalizado. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2011, p.223-232.

SANTOS, A. M.; TAGLIANI, P. R. A; VIEIRA, P. H. F. Educação ambiental em garopaba: a visão dos professores e Alunos do ensino fundamental local. Revista eletrônica Mestrado Educação Ambiental. ISSN 1517-1256, v. 24. 2010. 14p.

SILVA, A. G.; CAVALCANTE, A. C. P.; SILVA, M. J. R. Educação Ambiental nas escolas como instrumento para reciclagem dos resíduos sólidos. II Seminário Piauiense de Agroecologia. Esperatina-PI. 2012. 4p. CD ROM.

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015