Atividade de Extensão por intercâmbio entre camponeses e estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido
Palavras-chave:
sistema PAIS, agroecologia, agricultura familiarResumo
O intercâmbio entre agricultores e estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido surgiu a partir de membros do Grupo Verde de Agricultura Alternativa, visando maior interação entre a prática agrícola da agricultura familiar e a academia. Foram convidados seis agricultores da região de Mossoró, e aproximadamente dez estudantes dos cursos de agronomia e engenharia florestal. Durante a atividade, houve um café da manhã, para integrar os membros da atividade e apresentação do grupo, a limpeza da caixa d’água, o revolvimento de um dos canteiros e a instalação do sistema de irrigação de um dos canteiros, de forma participativa. Dentre os principais resultados podemos destacar a aproximação entre a universidade e os agricultores familiares com os principais atores que são, com utilização do conhecimento e a observação do ambiente no conjunto sociedade-natureza, na compreensão da relação homem-ambiente e a troca de experiências, promovendo aos estudantes uma formação diferenciada, um espaço amplo, participativo e democrático de avaliação contínua.Referências
AZEVEDO, R. A. B. Os agricultores tradicionais e a Agronomia: a difícil compatibilidade dos modelosconceituais. In: Seminário de Mato-grossense de Etnobiologia e Etnoecologia, 1., eSeminárioCentro-Oeste de Plantas Medicinais, 2., 2003, Cuiabá. Anais... Cuiabá: UNICEN, 2003.
VERDEJO, M. E. Diagnóstico Rural Participativo. Um Guia Prático DRP. Secretaria da Agricultura Familiar – MDA. Brasília DF. Documento original elaborado pelo Centro Cultural Poveda. Cidade Nova, Santo Domingo, República Dominicana. Impresso no Brasil Gráfica da Ascar - EMATER-RS. 2006. 61p.
Downloads
Publicado
2015-09-11
Edição
Seção
XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015