Produção Integrada da Lavoura e Pecuária: Um Desafio Para Transição Agroecologica no Oeste Potiguar, RN.
Palavras-chave:
Caprinocultura, Semiárido, Biodiversidade, Agroecologia.Resumo
Os princípios agroecológicos atrelados a agricultura familiar no semiárido potiguar visam promover práticas que favoreçam o uso adequado da terra aumentando a capacidade de suporte das áreas. Diante disso o presente trabalho objetivou vivenciar experiência da situação da caprinocultura sob manejo da caatinga, com base agroecológica no Projeto de Assentamento Terra de Esperança, Governado Dix-Sept Rosado-RN. Utilizou-se metodologia participativa descrevendo a realidade de forma completa e com linguagem de fácil compreensão. A implantação de tecnologias adaptadas ao semiárido como o manejo agroecológico da caatinga tem contribuído para o sucesso da caprinocultura na comunidade de forma a melhorar a estabilidade dos animais e minimizar os impactos no período de seca. Conclui-se que a caprinocultura é uma importante atividade que além de promover qualidade de vida, fortalece a agricultura familiar local.Referências
ARAÚJO FILHO, J.A.; CARVALHO, F.C. Desenvolvimento Sustentado da Caatinga. Sobral: EMBRAPA - CNPC, 1997. 19 p. (EMBRAPA - CNPC. Circular Técnica, 1 3).
ARAÚJO FILHO, J.A.; CARVALHO, F.C.; GARCIA, R.; SOUSA, R.A. Efeitos da manipulação da vegetação lenhosa sobre a produção e a compartimentalização da fitomassa pastavel de uma caatinga sucessional. Revista Brasileira de Zootecnia, Brasília, v. 31, n. 1, p. 11-19, 2002.
OLIVEIRA, C. L. Um apanhado teórico-conceitual sobre a pesquisa qualitativa: tipos técnicas e características. Revista Travessias. Universidade Estadual do Oeste do Paraná. v.2, p.1-16, 2008.
SANTOS, E. D.; OLIVEIRA, I. S.; COSTA, J. M. O.; ARRUDA, P. C. Manejo da caatinga a partir das atividades de apicultura e caprinovinocultura no cariri ocidental paraibano. Conferência da Terra. Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, Paraíba, p. 608-616, 2013.