Contribuição do Grupo Agroecológico Craibeiras (GAC) para Socialização da Produção Agroecológica em Alagoas

Autores

  • Leandro Lima Casado Universidade Federal de Alagoas
  • Ferdnando Mariano Brito Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Pedro Henrique dos Santos Neto Universidade Federal de Alagoas
  • Cícero Luiz Calazans de Lima Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Agroecologia, Contra hegemonia, Extensão estudantil e rural

Resumo

Como forma de contestação ao modelo imposto pelo agronegócio, que tem fomentado à monocultura e o latifúndio surgiram os Grupos Agroecológicos. Considerados células de resistência presente nas Universidades e que veem na agroecologia a ciência capaz de garantir a soberania alimentar e a liberdade do agricultor familiar ao atual modelo imposto pela sociedade. No ano de 2003, alguns estudantes do curso de Agronomia da Universidade Federal de Alagoas, com o apoio da Direção do Centro de Ciências Agrárias da UFAL, criaram o Grupo Agroecológico Craibeiras – GAC/UFAL, que tem como objetivo geral discutir e divulgar ações de transição dos modelos convencionais de agricultura e de desenvolvimento rural para estilos de agricultura e de desenvolvimento rural sustentáveis. No ano de 2010 iniciou um projeto de extensão para consolidação do GAC, com ações de extensão no estado de Alagoas, que resultou na consolidação do grupo e na difusão da produção agroecológica do estado de Alagoas.

Referências

CAPORAL, F. R. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável: perspectiva para uma nova extensão rural. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.1, n.1, jan./mar.2000.

LEFF, Enrique. Agroecologia e saber ambiental. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.1, jan./mar.2002

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015