Fertilizando o Solo em Agroecossistemas Semiáridos: a experiência na comunidade de Distrito de Irrigação, Tucano-Ba

Autores

  • Alexandre Amadeu Cerqueira Miranda Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Ana Paula de S B Souza Universidade Estadual de Santa Catarina
  • Dan Érico Lobão Universidade Estadual de Santa Catarina

Palavras-chave:

Microrganismo Eficientes, Bocashi, Biofertilizante, Adubação Orgânica

Resumo

Dado que a fertilidade do solo é dependente da ação dos organismos vivos, para seu manejo, é necessário introduzir habitat suficiente e matéria orgânica para alcançar uma população desejável de macro e microrganismos benéficos. O uso de microrganismos eficientes e compostos orgânicos fermentados cumprem bem esse papel de aumento da biodiversidade do solo agricultável, pois em sua composição, além da presença dos nutrientes, há também a presença de microrganismos tais como: lactobacilos, bactérias fotossintéticas, leveduras, actinomicetos e fungos. No relato aqui apresentado, através da participação e diálogo com agricultores da comunidade do Distrito de Irrigação de Tucano, semiárido baiano, o objetivo principal é descrever a interação entre a equipe técnica da pesquisa-ação em desenvolvimento e os agricultores experimentadores no planejamento e prática, para preparo dos adubos orgânicos, no manejo da fertilidade dos solos dos sistemas agroflorestais experimentais implantados na comunidade.

Referências

GLIESSMAN, S. R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 653 p. 2008.

HOLT-GIMÉNEZ, E. Campesino a Campesino: Voces de Latino América, movimento campesino a campesino para La agricultura sustentable. Managua, 294 p. 2008.

MACHADO, C. T. T., Vidal M. C. Avaliação Participativa do Manejo de Agroecossistemas e Capacitação em Agroecologia Utilizando Indicadores de Sustentabilidade de Determinação Rápida e Fácil. Planaltina, DF : Embrapa Cerrados. 44 p.. 2006.

PRIMAVESI, A. Pergunte aos solos e as raízes: uma analise dos solos tropical e mais de 70 casos resolvidos pela agroecologia. 1°e. SP. Nobel. 288 p. 2014.

RESTREPO J. R.. El ABC de la agricultura orgánica y harina de rocas. 1°ed. Managua: SIMAS, 262 p 2007

Downloads

Publicado

2015-09-11

Edição

Seção

XV Encontro Regional de Agroecologia - Bananeiras-PB - 30/4 a 03/5 de 2015