Práticas agroecológicas como ferramenta educativa libertadora: experiências do coletivo MECA no sertão de Mossoró-RN

Autores

  • Alexandre Amadeu Cerqueira Miranda
  • David Marx Antunes
  • Gabriel Torres Rodrigue
  • Lucas Maurício Xavier Salla

Palavras-chave:

Metodologias participativas, educação continuada, agroecologia, autogestão

Resumo

As sistematizações de experiências vêm ganhando espaço na produção do conhecimento agroecológico pelo seu caráter de reflexão e problematização. Neste intuito, o MECA vem trilhando seu caminho como grupo autônomo formado por estudantes da UFPB que conectam práticas de educação libertadora com ferramentas participativas. Com base nos princípios da agroecologia o grupo desenvolveu um minicurso intitulado Práticas Agroecológicas e Educação Libertadora, o qual foi apresentado na UFRN em Mossoró-RN, que acabou gerando outra atividade no Assentamento Paulo Freire, localizado no mesmo município. Foram desenvolvidas atividades de permacultura, como a construção de banheiro seco, espiral de ervas e fossa de tratamento de água cinza. Nesta atividade foi realizado, para diagnóstico junto da família, um DRP e FOFA. Este trabalho aponta para a importância de aplicar ferramentas participativas na construção horizontal do conhecimento e tecnologias para produção agroecológica, em busca da sustentabilidade e autonomia.

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Publicado

2017-07-31