Bases metodológicas para a formação de profissionais em Agroecologia no contexto do Instituto Federal de Sergipe
Autores
Eliane Dalmora
Irinéia Rosa Nascimento
Palavras-chave:
Metodologia dos cursos tecnólogos, Agroecologia, Pedagogia socioambiental.
Resumo
O ensino profissionalizante na área das Ciências Agrárias tradicionalmente não tinha preocupação com a formação de técnicos comprometidos com as questões ambientais e sociais. Como consequência, são muitos os desafios atuais para reestruturar a educação profissionalizante. Entre eles, está a postura dos educadores, que mantêm velhas concepções na sua prática pedagógica e na gestão dos setores de produção. Essa problemática também se acentua com a ausência de capacitação e compromisso dos educadores e técnicos, consubstanciada na ética ambiental e no exercício da cidadania planetária. Os desafios para uma educação com qualidade perpassam a estruturação dos espaços físicos, a gestão participativa e o engajamento dos educadores para concretizar as grades curriculares dos cursos visando integrar transversalmente a temática ambiental na formação profissional. A meta é constituir coletivos de educadores e educandos fortalecendo o Núcleo de Estudos em Agroecologia, visando constituir e consolidar ações permanentes de sustentabilidade no Instituto Federal de Sergipe (IFS) e gerar projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão.