Vivências e experiências no curso superior de Tecnologia em Agroecologia da UFPR Litoral
Autores
Marilene do Rocio Rocha
Gilson W. Dahmer
Gabriela Schenato Bica
Palavras-chave:
Agricultura familiar, Educação, Projeto Político-Pedagógico, Aprendizagem por projetos.
Resumo
Este texto tem por objetivo relatar as vivências e experiências adquiridas durante o curso superior de Tecnologia em Agroecologia da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral (UFPR Litoral). O relato é feito a partir da perspectiva de dois estudantes formados na primeira turma do curso, de 2008 a 2011. O Projeto Político-Pedagógico da UFPR Litoral proporciona aos estudantes diferentes espaços para a construção de conhecimentos, emancipação e desenvolvimento integral, com base na realidade local e histórias de vida. Fazer parte da primeira turma de um curso superior completamente voltado para a produção ecológica, num modelo que se contrapõe aos modelos convencionais existentes, valorizando a agricultura familiar e se utilizando de conhecimentos tradicionais, técnicas menos impactantes ao meio ambiente, sem esgotar os recursos naturais, apresentando novos paradigmas de sustentabilidade, permitiu-nos ser, além de profissionais em Agroecologia, sujeitos efetivamente multiplicadores.