Reativação do Viveiro de Mudas no Projeto de Assentamento São Francisco – Canutama/AM.

Autores

  • José Cunegundes Weckner Rodrigues Universidade Federal do Amazonas
  • Silvio Vieira da Silva Instituto Federal do Amazonas
  • Ivanete Franco dos Santos Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Mendes de Freitas Universidade Federal do Amazonas
  • André Moreira Bordinhon Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Viveiro, mutirão, mudas.

Resumo

O presente relato descreve as atividades de reativação do viveiro de mudas na comunidade do PA São Francisco – Canutama/AM, para produzir mudas a partir de semente oriunda da comunidade. O núcleo buscou mostrar com esta ação a importância do viveiro de mudas, principalmente quando se visa adquirir mudas de qualidade. O desenvolvimento do trabalho foi realizado em 4 etapas: A primeira foi na sala do NUPEAS com levantamentos bibliográficos, assunto relacionado ao tema, confecção de cartilha e oficina. A segunda etapa foi na Comunidade onde foi feita uma oficina sobre construção do viveiro e produção de mudas. Na terceira etapa foi feito a montagem do viveiro que é o local onde acontece todo processo de produção de muda. O viveiro construído foi de madeira e todo cercado com sombrite a fim de proteger de animais e insetos. O tamanho do viveiro foi de 6m largura x 10m de comprimento, a mão de obra foi dos próprios comunitários juntos com a equipe do NUPES. Na quarta etapa foi feito um mutirão para produção das mudas, estavam no mutirão alunos, equipe do NUPEAS e agricultores da comunidade. A participação na oficina teve envolvimento de aproximadamente 45 pessoas, entre eles comunitários, alunos da escola da comunidade, equipe do NUPEAS, sócios da associação, homens, mulheres, jovens e crianças. O incentivo da produção de mudas a partir da prática de base agroecológica possibilita que os agricultores do assentamento sejam multiplicadores para outras comunidades rurais.

Biografia do Autor

  • José Cunegundes Weckner Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas
    Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2014), Bolsista Graduado no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - 2014.
  • Silvio Vieira da Silva, Instituto Federal do Amazonas
    Doutorado (2015) e Mestrado em Agronomia Tropical (2011), com graduação em Licenciatura em Ciências Agrárias (2006), todos realizados na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Magistério a nível médio (1999). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura, atuando principalmente nos seguintes temas: citros, hortaliças, milho, calagem, nitrogênio, potássio, boro e cobre. Atuou como Professor Temporário na Escola Agrícola José Cezário Menezes de Barros em Humaitá - AM, na disciplina de Agricultura, especificamente em Cultivo de Hortaliças, da 5ª e 6ª do série do Ensino Fundamental, no período de 2005 a 2008. Atualmente é professor EBTT da disciplina de Produção Vegetal I (Horticultura) do Instituto Federal do Amazonas, campus Eirunepé, AM.
  • Ivanete Franco dos Santos, Universidade Federal do Amazonas
    ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM).
  • Aline Mendes de Freitas, Universidade Federal do Amazonas
    Aluna de do curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal do Amazonas, aluna voluntaria do NUPEAS (Núcleo de Pesquisa e Extensão: em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia da Universidade Federal do Amazonas - UFAM).
  • André Moreira Bordinhon, Universidade Federal do Amazonas
    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2000), mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia(2004) e doutorado em Zootecnia (Nutricao e Producao Animal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2008). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Amazonas, Revisor de periódico da Journal of the World Aquaculture Society e Revisor de periódico da Revista Brasileira de Zootecnia / Brazilian Journal of Animal Science. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Aqüicultura.

Referências

GOES, A. C. P. Viveiro de mudas: construção, custo e legalização. EMBRAPA Amapá. Documento, 64. Macapá: EMBRAPA Amapá, 2ª ed, atuali. e ampl. 32p. 2006.

RAMOS, J. D.; CHLFUN, N. N. J.; PASQUAL, M.; RUFINI, J. C. M. Produção de mudas de plantas frutíferas por semente. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v.23, n.216, p.64-72, 2002.

Downloads

Publicado

2017-01-20

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Outros Temas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)