A Questão Ambiental e a Educação: estágio supervisionado

Autores

  • Sebastião Gabriel Chaves Maia Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada - ESALQ/CENA
  • Maria de Fátima Viegas Josgrilbert Faculdades Magsul - FAMAG
  • Caroline do Amaral Polido Faculdades Magsul - FAMAG
  • Emne Mourad BOUFLEUR Faculdades Magsul
  • Genivaldo Antônio Alves Faculdades Magsul

Palavras-chave:

metatema, meio ambiente, práticas pedagógicas

Resumo

O estágio supervisionado é o momento no qual o acadêmico efetiva a relação teoria e prática. O presente texto tem por objetivo apresentar as experiências vivenciadas no estágio supervisionado, nos cursos de licenciatura, em torno da temática ambiental que engloba ações de uma proposta transdisciplinar desenvolvida nas Faculdades Magsul de Ponta Porã/MS. A equipe pedagógica da instituição decidiu romper as barreiras do modelo tradicional de estágio supervisionado e implantou uma proposta com base na questão ambiental, direcionada a um trabalho emergente de sensibilização e conscientização da comunidade escolar. A base conceitual das atividades é uma educação ambiental política que mude a vida dos cidadãos. A proposta ainda se encontra em desenvolvimento, mas já é visível o envolvimento dos diversos atores - acadêmicos, professores, entre outros - pois possibilita vivências cotidianas aliadas ao ensino.

Biografia do Autor

  • Sebastião Gabriel Chaves Maia, Faculdades Magsul - FAMAG Universidade de São Paulo - USP - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ecologia Aplicada - ESALQ/CENA
    Possui graduação em Ciências Biológicas, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Especialista em Gestão Ambiental, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Mestre em Geografia Física: Ambiente e Desenvolvimento Regional, Linha de Pesquisa: Dinâmica da Natureza e Ações Antrópicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Doutorando em Ecologia Aplicada, pela Universidade de São Paulo (USP) Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ). Professor das Faculdades Magsul - FAMAG. Têm experiência na área de Ecologia, Ecologia Humana, Etnoecologia, Etnoconservação e Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Ecologia Humana, Gestão Ambiental, Ecologia de População, Comunidade e de Paisagem, Etnoecologia, Etnobotânica e Etnoconservação, Dinâmica Ambiental e Políticas Públicas em Áreas Protegidas. Membro The Italo Latin-American, Asian and African Society of Ethnomedicine - SILAE.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.795, 27 abr. 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 28 abr. 1999.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. 9. ed. São Paulo: Gaia, 2004.

FACULDADES MAGSUL. Projeto Pedagógico Institucional. Ponta Porã, MS. 2015.

HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MORAES, Maria Cândida; ALMEIDA, Maria da Conceição. Os sete saberes necessários à educação do presente: por uma educação transformadora. Rio de Janeiro: Wak editora, 2012.

MORIN, E. A Via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

______ . Introdução ao pensamento complexo. 4. ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

______ . Ciência com consciência. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2002.

______ . Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2000.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012.

RUSCHEINSKY, Aloisio (Org.). Educação Ambiental: abordagens múltiplas. 2. ed., ver. e ampl. Porto Alegre: Penso, 2012.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Estágio curricular e transdisciplinaridade na formação de professores. VI Congreso Internacional sobre Transdisciplinariedade, Complejidad y Ecoformación. I Congreso Internacional del Pensamiento Complejo y Ciencias de la Complejidad. Vías para la transformación de la educación. www.citceperu2014.org. Lima/Peru: IPCEM, 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Cooperação internacional pelas águas: metatema no estágio curricular do Curso de Pedagogia. In: PINHO, Maria José de; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; SUANNO, João Henrique; FERRAZ, Elzimar Pereira Nascimento (orgs.). Complexidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade na educação superior. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Sociedade e Natureza