Avaliação do Fluxo Econômico da Produção em uma Propriedade Rural no Assentamento Lagoa Grande

Autores

Palavras-chave:

Agricultura familiar, Agroecologia, Assentamento humano, Desenvolvimento sustentável

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o fluxo econômico de uma propriedade rural do assentamento Lagoa Grande, localizado próximo ao distrito de Itahum, município de Dourados - MS. A partir da visita técnica realizada na propriedade constatou-se que a principal atividade para a geração de renda é a extração de frutos do cerrado para produção de doces, biscoitos, licores e sucos. Além disso, a família possui outras atividades para renda extra, como a produção de leite, que juntamente com os frutos do cerrado agregam um valor no produto final comercializado. O fluxo econômico na propriedade, no entanto, tem gerado uma renda extra aos produtores e fornecido alimentos para a subsistência da família, além da qualidade e segurança alimentar advinda da produção orgânica.

Biografia do Autor

  • Alison de Souza Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
    Acadêmico do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Fernando de Almeida Louveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
    Acadêmico do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Milla Dantas Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
    Acadêmica do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Nathaskia Silva Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados
    Mestre em Biologia Geral e Bioprospecção pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
  • Emerson Machado de Carvalho, Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD
    Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais - FCBA da Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD

Referências

ANDRADE, T. Construindo o futuro: política de investimentos em assentamentos rurais, seus custos e resultados. Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania. Cadernos ITESP - n. 10, São Paulo, 1998.

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA. Agricultura familiar no Brasil e o censo agropecuário 2006. Brasília, 2011. Disponível em: Acesso em 26 de Agosto, 2016.

IBGE. Manual técnico da vegetação brasileira. Rio de Janeiro: Série Manuais Técnicos em Geociências, 1992, 92p.

INCRA. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Portaria n. 52 de 06 de novembro de 1997. Cópia do documento. Serviço Público Federal, Dourados, MS. 2011.

MANCE, E.A. Fluxos Econômicos em Redes Solidárias. Instituto de Filosofia da Libertação. Curitiba, Novembro de 2002.

PEREIRA, Z.V.; SANGALLI, A. Uso múltiplo de espécies vegetais do bioma cerrado no assentamento Lagoa Grande, Distrito de Itahum, Mato Grosso do SUL. In: Experiências interdisciplinares para a construção de conhecimentos solidários. FARIAS, M.F.L.; Oliveira, E.R.; FAISTING, A.L. Dourados: Ed. UFGD, p. 293-304, 2013.

SANDRONI, P. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Ed. Best Seller, 2001.

SANGALLI, A. R. Assentamento Lagoa Grande, em Dourados, MS: Aspectos socioeconômicos, limitações e potencialidades para o seu desenvolvimento. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal da Grande Dourados, Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, Dourados, 2013. 107p.

SANGALLI, A. R.; SCHLINDWEIN, M. M. Desafios da Agricultura Familiar: Deficiência e Potencialidades de desenvolvimento no Assentamento Rural Lagoa Grande, em Dourados, Mato Grosso do Sul. Marília, v. 14, n. 2, p. 7-28, Jul./Dez., 2013.

SANGALLI, A. R.; SCHLINDWEIN, M. M.; CAMILO, L.R. Produção e geração de renda na agricultura familiar: um diagnóstico do assentamento rural Lagoa Grande em Dourados, Mato Grosso do Sul. Ciência e Natura, Santa Maria, v. 36, n.2, p. 180-192, 2014.

SANTOS, A.C. As contradições da economia de mercado: um olhar sobre a renda da agricultura agroecológica. Agriculturas, Rio de Janeiro, v.2, p.7 a 11, 2005.

VERDEJO, E. M. Diagnóstico Rural Participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA/ Secretaria da Agricultura Familiar, 2010. 62p.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)