Açudes como alternativa de sobrevivência no período de estiagem no assentamento Taquaral, em Corumbá-MS.

Autores

  • Ana Maria SANTOS bolsista ATP da UFMS - Campus do Pantanal, Corumbá, MS
  • Valdinei CONCEIÇÃO bolsista ATP da UFMS – Câmpus do Pantanal, Corumbá, MS
  • Vito GALANTINI Acadêmico UFGD
  • Alberto FEIDEN Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Palavras-chave:

reforma agrária, convivência com a seca, agroecologia.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa exploratória realizada na Agrovila II do Assentamento Taquaral, em Corumbá-MS e teve como objetivo entender a importância que os agricultores dão à existência de açudes em suas propriedade, as vantagens e dificuldades encontradas. Foi aplicado roteiro semi estruturado, com questões abertas e as respostas foram organizadas em uma matriz de análise e agrupadas por semelhança. A maioria dos agricultores respondeu que não se prepara com nenhuma estratégia para minimizar os impactos da seca, mas têm na economia de água a principal vantagem de possuir o açude. Citaram como dificuldade maior a perda de bovinos por atolamento na lama do açude quando este está secando. De maneira geral, os açudes trouxeram aos agricultores da agrovila a satisfação de possuí-lo em seus lotes, pois a disponibilidade de água em períodos extremos da seca, garante a sobrevivência dos animais e a confiança de permanecer no campo.

Biografia do Autor

  • Alberto FEIDEN, Centro Nacional de Pesquisa do Pantanal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
    Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná (1981) , mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (1991) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999) . Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, na área de Agroecologia. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Agroecologia e Agricultura Orgânica, Transição Agroecológica, Adubos Verdes, pesquisa Participativa e Agricultura Familiar.

Referências

CAMPOLIN, A. I.; FEIDEN, A.; LISITA, F. O.; COSTA, M. dos S. Caracterização do sistema de olericultura para transição agroecológica: potencial para geração de renda e segurança alimentar em assentamentos da reforma agrária no Pantanal. Resumos do III Seminário de Agroecologia de MS, Porto Alegre, ABA-Agroecologia, 2010, Cadernos de Agroecologia, 5(1)009, 4p.

CARDOSO, E.L.; SPERA, S.T.; PELLEGRIN, L.A.; SPERA, M.R.N. Solos do Assentamento Taquaral - Corumbá, MS: caracterização, limitações e aptidão agrícola. Corumbá: Embrapa Pantanal, 2002. 38p. il. (Embrapa Pantanal. Documentos, 29).

SILVA, J. dos S.V. (Org.). Zoneamento da Borda Oeste do Pantanal: Maciço do Urucum e adjacências. Brasília: Embrapa Comunicação e Transferência de

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6