Perfil dos consumidores da feira de produtos de transição agroecológica na UFMS, Corumbá-MS, Brasil

Autores

  • Edgar Aparecido Costa Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
  • Aguinaldo RODRIGUES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Dalton Monteiro de SOUZA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Crislaine Gomes Souza FÉLIX Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Rudney Soares de PAULA Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Alberto FEIDEN Embrapa Pantanal

Palavras-chave:

Agroecologia, desenvolvimento territorial, Empreendimentos Econômicos Solidários.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil dos consumidores da feira de produtos de transição agroecológica na UFMS, em Corumbá-MS. A pesquisa é relevante no sentido de demonstrar se a feira localizada dentro da universidade conseguiu atrair público fora da comunidade acadêmica. Os produtos com apelo de orgânico, mesmo sem a certificação, são capazes de atrair um público consumidor diferenciado. Ainda mais num espaço fronteiriço, no qual os bolivianos são produtores e revendedores de hortaliças de cultivo convencional. Utilizou-se como procedimentos, pesquisa bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com 30 consumidores da feira. Observou-se que a feira é frequentada em maior número pelos membros da comunidade universitária, porém a presença de membros externos também ocorre em números expressivos. Os frequentadores são adultos, com elevado nível de ensino e procuram a feira em razão de encontrar alimentos saudáveis, sem uso de veneno no processo produtivo.

Biografia do Autor

  • Edgar Aparecido Costa, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
    Professor do Mestrado em Estudos Fronteiriços e do Curso de Geografia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/Campus do Pantanal
  • Aguinaldo RODRIGUES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
    Psicólogo, acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Dalton Monteiro de SOUZA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
    Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Crislaine Gomes Souza FÉLIX, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
    Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Rudney Soares de PAULA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
    Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus do Pantanal.
  • Alberto FEIDEN, Embrapa Pantanal
    Engenheiro Agrônomo, mestre e doutor em Agronomia, Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Pantanal.

Referências

ALTIERI, M.A. Agroecologia: Bases Científicas para uma agricultura sustentável, Guaíba, Agropecuária; AS-PTA, 2002.

ÁVILA, Vicente Fidelis de. Formação educacional em desenvolvimento local: relato de estudo em grupo e análise de conceitos. Campo Grande: Editora UCDB, 2001.

BRASIL. Decreto nº 7.357, de 17 de novembro de 2010. Brasília, DF: Presidência da República, 2010.

BRASIL. Lei n. 10.831 de 23 de dezembro de 2003. Dispõe sobre a agricultura orgânica. Brasília: Diário Oficial, 23 dez. 2003.

CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia: Aproximando conceitos com a noção de sustentabilidade. In: RUSCHEINSKY, A. (Org). Sustentabilidade: uma paixão em movimento. Porto Alegre: Sulina, 2004, p.46-61.

CERVEIRA, R.; CASTRO, M. C. Perfil socioeconômico dos consumidores de produtos orgânicos da cidade de São Paulo. 1998. Disponível em: <http://www.megaagro.com.br/organica/perfil_um.asp>. Acesso em: 15 ago 2016.

CHIZZOTTI, A. A Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo: Cortez, 1991.

COSTA, E. A.; ZARATE, S. S.; MACEDO, H. A. Principiar do desenvolvimento territorial no assentamento rural 72, em Ladário-MS, Brasil. In. SAQUET, M.A.; DANSERO, E.; CANDIOTTO, L.Z.P. [Orgs]. Geografia da e para a cooperação ao desenvolvimento territorial: experiências brasileiras e italianas. São Paulo: Outras Expressões, 2012. p. 125-145.

DAROLT, M. R. O papel do consumidor no mercado de produtos orgânicos. 2004. Disponível em: <http://www.planetaorganico.com.br/trabdarolt1.htm>. Acesso em: 15 ago 2016.

FRANCISCO, E. S. et al. Comportamento do consumidor na compra de produtos orgânicos. Seminários em Administração, 12, São Paulo/SP, 27 e 28 de agosto de 2009. Anais... São Paulo: SEMEAD, 2009.

GLIESSMANN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. 2. ed. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2001.

LIMA, P. A. L. et al. Perfil do consumidor de produtos orgânicos na cidade de São Joaquim da Barra/SP. Nucleus, v.8, n.1, p.67-80, 2011.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. São Paulo: Didática, 1990.

MORAES, M. L. et al. Analise do Perfil dos Consumidores de Produtos Orgânicos de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Anais... AGROECOL, 1, 2014, Dourados. Artigos... Dourados, 2014. p.42-53.

REIS, R. C. et al. Visão da distribuição espacial do grupo de mulheres coletoras e extrativistas de bocaiúva e dos moradores da comunidade tradicional Antônio Maria Coelho, Corumbá/MS. Anais... Resumo expandido aceito para publicação no I Congresso Brasileiro de Macaúba: Consolidação da Cadeia Produtiva. Patos de Minas, 19 a 21 de novembro de 2013.

VÁSQUEZ, S.F.; BARROS, J.D.S.; SILVA, M.F.P. Agricultura orgânica: caracterização do seu produtor na cidade de Cajazeiras-PB. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, v.3, n.2, p. 87-97, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-15

Edição

Seção

Agroecol 2016 - Desenvolvimento Rural e Urbano em Bases Agroecológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>