Da extensão à emancipação: um recorte a partir da prática de jovens camponeses na Paraíba
Palavras-chave:
Residência agrária jovem, Território, Pedagogia de alternânciaResumo
O objetivo deste ensaio é apontar algumas veredas que foram construídas a partir do Residência Agrária-PB à medida que esboçamos algumas experiências, construções e desafios que constituíram este espaço. Por meio da abordagem participante, dialogaremos como curso “Juventude Rural: fortalecendo a inclusão produtiva na Zona da Mata e Brejo paraibano”, sujeitos e territórios. Assim apresentaremos duas experiências: uma no trabalho com horta envolvendo crianças e jovens e outra a partir da lógica da convivência com o semiárido. Percebemos nas ações desenvolvidas um motor de mobilização, que se desdobram em processos de transformação e na consolidação de práticas autônomas, essas que propiciam o entendimento do território camponês e constroem um diálogo de saberes na lógica da convivência com o semiárido e com a agroecologia. Assim, o curso e seus espaços interagem dilatando-se para os cotidianos, através das práticas, promovendo transformações significativas nos territórios locais.