Técnicas Ecológicas com Jovens na Agricultura Familiar: a aprendizagem contextualizada para gestão dos estoques de nutrientes

Autores

  • JOSÉ SALES ALVES WANDERLEY JÚNIOR
  • ALEXANDRE EDUARDO DE ARAÚJO
  • FABIANA DO NASCIMENTO SANTOS
  • JOZIAS UMBELINO LEITE
  • ANA MARIA TRINDADE DE SOUSA VIEIRA
  • WAGNER DOS SANTOS LIMA

Resumo

A aprendizagem é o processo de avanço do conhecimento e da consciência, capaz de despertar e fortalecer habilidades, dinamizar o saber local pelos atores envolvidos a partir da leitura crítica da realidade. Esse trabalho teve como objetivo realizar formação teórica prática por meio da construção coletiva de conceitos e práticas agroecológicas, direcionadas à regulação dos estoques de nutrientes no solo e à nutrição das plantas. O trabalho foi desenvolvido com 25 jovens camponeses do Território da Borborema-PB. As atividades foram divididas em três momentos: 1º) Problematização; 2º) Reflexão teórica; 3º) Instrumentalização em campo. Os resultados foram: construção do conhecimento adaptado a realidade, ou seja, conhecimento agroecológico; formação teórica e prática, reflexiva em busca de soluções. A contextualização dos conteúdos despertou horizontes para utilização das técnicas compreendidas em suas comunidades, subsidiando a formação de uma horta comunitária em uma comunidade.

Biografia do Autor

  • JOSÉ SALES ALVES WANDERLEY JÚNIOR
    Mestrando em Engenharia Agrícola, Formado em Engenharia Agronômica, Técnico da EMATER/PB. Linhas de trabalho: extensão, algodão, amendoim, armazenamento de sementes, produção agroecológica, metodologias participativas.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)