Técnicas Ecológicas com Jovens na Agricultura Familiar: a aprendizagem contextualizada para gestão dos estoques de nutrientes
Resumo
A aprendizagem é o processo de avanço do conhecimento e da consciência, capaz de despertar e fortalecer habilidades, dinamizar o saber local pelos atores envolvidos a partir da leitura crítica da realidade. Esse trabalho teve como objetivo realizar formação teórica prática por meio da construção coletiva de conceitos e práticas agroecológicas, direcionadas à regulação dos estoques de nutrientes no solo e à nutrição das plantas. O trabalho foi desenvolvido com 25 jovens camponeses do Território da Borborema-PB. As atividades foram divididas em três momentos: 1º) Problematização; 2º) Reflexão teórica; 3º) Instrumentalização em campo. Os resultados foram: construção do conhecimento adaptado a realidade, ou seja, conhecimento agroecológico; formação teórica e prática, reflexiva em busca de soluções. A contextualização dos conteúdos despertou horizontes para utilização das técnicas compreendidas em suas comunidades, subsidiando a formação de uma horta comunitária em uma comunidade.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento