Diálogos entre educação-pesquisa-extensão: contraponto ao processo convencional de transferência de tecnologia no Território do Alto Sertão Sergipano

Autores

  • Tereza Cristina de Oliveira
  • Edson Diogo Tavares
  • Francisco Roberto Caporal
  • Fernando Fleury Curado
  • Angel Calle Collado

Palavras-chave:

Agroecologia, extensão rural, diálogo de saberes, construção do conhecimento

Resumo

Esse trabalho apresenta diálogos entre educação-pesquisa-extensão com famílias agricultoras beneficiadas pelo Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), em Sergipe. As ações foram iniciadas em 2011, com a parceria da Empresa Pública de Desenvolvimento e Extensão Rural, sendo formado um Comitê Gestor Interinstitucional e Grupos de Interesse (GI), constituídos por famílias agricultoras, técnicos e extensionistas em seis municípios do Território Alto Sertão Sergipano. Utilizaram-se ferramentas participativas para criar ambientes coletivos de experimentação, denominados de Unidades de Aprendizagem (UA). Nos espaços coletivos foram adotados os princípios da Educação Agroecológica, o que permitiu que as inovações propostas fossem experimentadas e validadas a partir das experiências e potencialidades locais. Verificou-se que a criação de espaço de diálogo promoveu a integração dos conhecimentos, valorizando o diálogo de saberes, na construção de um novo conhecimento.

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Publicado

2017-07-31

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