Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro: processos educativos e diálogo de saberes

Autores

  • Larissa Aparecida da Silva Cabral
  • Christiane Oliveira da Graça Amâncio

Palavras-chave:

Agroecologia, Projeto Comboio, Construção do conhecimento

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar a experiência da Caravana Agroecológica e Cultural do Rio de Janeiro como um ambiente de interação de múltiplos saberes e estratégias de construção da agroecologia. O evento fez parte das atividades do Projeto Comboio Agroecológico do Sudeste, Chamada 81/2013 MDA/CNPq e foi realizado em novembro de 2015. Apresenta-se neste trabalho as metodologias participativas e a educação popular como eixos de apoio para a aproximação e fortalecimento dos sujeitos da agroecologia, pautado no diálogo e na participação de diferentes culturas, fortalecendo as redes sociotécnicas existentes nos territórios visitados no evento. Conclui-se que a Caravana RJ é uma ferramenta relevante para a construção do conhecimento científico e tácito, na perspectiva de valorização das epistemologias que a constroem, contribuindo assim para a indissociabilidade pesquisa, ensino e extensão.

Downloads

Publicado

2017-07-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)