A horta comunitária como instrumento pedagógico para a segurança alimentar e nutricional

Autores

  • Renata Bravin de Assis Pinto
  • Larissa Aparecida da Silva Cabral
  • Livea Cristina Rodrigues Bilheiro
  • Laisa Stefani da Silva Neves
  • Juliana Pereira Casemiro

Palavras-chave:

Agricultura urbana, organização comunitária, horta

Resumo

O presente artigo relata os processos pedagógicos de implantação da horta comunitária de Parada Angélica, no terceiro distrito de Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro. O projeto é fruto da parceria entre o curso de nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o curso de agronomia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Prefeitura Municipal de Duque de Caxias e os moradores da Comunidade. Tem por objetivo criar e capacitar um grupo de produção de hortaliças, visando geração alternativa de renda e promoção da segurança alimentar e nutricional. Como resultados obtidos, percebeu-se que a construção da horta comunitária se constitui num instrumento que, pelos aspectos agronômicos e nutricionais, podem contribuir com a valorização da agricultura urbana e da agroecologia, além de incentivar a organização local e promover o desenvolvimento de ecossistemas sustentáveis.

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Publicado

2017-07-31