Ensino Agrícola e Agroecologia: experiências na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Autores

  • Ronnier Carneiro Frota
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira
  • Luana Sousa Costa

Palavras-chave:

Educação Agrícola, Estado da Arte e Formação em Agroecologia

Resumo

O presente trabalho é parte de um projeto de iniciação cientifica, realizado na UFRRJ, no período de 2013 a 2016. Neste estudo fizemos um levantamento bibliográfico do histórico politico, econômico e social do ensino agrícola no Brasil. Objetivamos com este trabalho compreender o processo de profissionalização de professores, extensionistas e pesquisadores, formados e em formação acadêmica na UFRRJ. Tomamos como referência os cursos de graduação: Licenciatura em Ciências Agrícola e Licenciatura em Educação do Campo, e na pós-graduação: CPDA (Curso de Pós- Graduação em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade), PPGEA (Programa de Pós-Graduação de Educação Agrícola), PPGEDUC (Programa de Pós-Graduação em Educação) e o PPGAO (Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica) sendo nosso campo de estudo para o desenvolvimento metodológico da pesquisa. Metodologicamente trabalhamos com um fichamento de teses e dissertações dos programas de pós-graduação citados acima. Esse fichamento nos proporcionou um estudo do tipo “estado da arte” de modo a delinear os conhecimentos agroecológicos, dos professores, pesquisadores e extensionistas envolvidos nos trabalhos fichados. Diante disso, concluímos que o processo de formação de professores/educadores em agroecologia vai além do currículo, sendo um processo extracurricular de auto-formação (o sujeito busca e mobiliza ações de estruturas cognitivas próprias) e de formação em serviços (educação continuada).

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Publicado

2017-07-31