A formação de professores para a Agroecologia e a experiência do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFRRJ

Autores

  • Diogo de Souza Pinto
  • Fabrício Amador
  • Lia Maria Teixeira de Oliveira
  • Marília Campos

Palavras-chave:

Educação do campo, Formação de professores, Agroecologia.

Resumo

No Brasil, foram criados diversos cursos de Agroecologia em diferentes níveis; porém, a formação de um quadro profissional capacitado para atuar nessa nova perspectiva de educação ainda é limitada e pouco compreendida. Com base nesse tema, tomamos como referência nossas experiências acumuladas na Licenciatura em Educação do Campo – Pronera 2009 – Movimentos Sociais e Sindicais do Campo e Povos Tradicionais – UFRRJ (2010–1013), constituído por duas áreas de habilitação, sendo uma delas Agroecologia e Segurança Alimentar. Diante da questão mais geral de construção identitária desse recente campo profissional docente, buscamos contribuir para a elaboração dos princípios e diretrizes do ensino em Agroecologia. Consideramos que a formação de professores se insere nessa discussão de forma a compreender as necessidades, os desafios e os processos formativos que compõem o educador para atuar no ensino da Agroecologia.

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Publicado

2016-06-21

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