Indicadores de sustentabilidade em função de diferentes culturas cultivadas em sistema orgânico no entorno de Goiânia, GO

Autores

  • JACQUELINE JBN BARBOSA NASCIMENTO DIVINO GREGORIO BARBOSA/ MARIA DIVINA NASCIMENTO BARBOSA
  • GLAUCILENE GDC DUARTE CARVALHO DIVINO DE PAULA CARVALHO/ MARIA DE FATIMA DUARTE CARVALHO
  • WILSON WML MOZENA LEANDRO Joaquim Leandro de Sá/ Maria Thereza Mozena Leandro
  • CLAUDIA CAM ARAUJO MOREIRA ZILMAR MOREIRA DE PAULA/ DALVA ARAUJO MOREIRA

Resumo

Os indicadores de sustentabilidade formam um conjunto básico para caracterizar a qualidade do solo. Este trabalho teve o objetivo de avaliar algumas variações como indicadores do solo cultivado com várias culturas em subsistemas manejados organicamente no entorno de Goiânia, GO. O estudo foi conduzido em várias propriedades rurais localizadas no entorno de Goiânia, onde os proprietários são associados à ADAO. Em cada área analisada foram considerados alguns subsistemas tais como horta, milho, pastagem e pomar que são todos conduzidos de forma natural. Para avaliar estes indicadores foram observados alguns pontos como a consistência visual do solo, macro, meso e micro fauna, a ocorrência de plantas espontâneas, nota de área foliar, de ataque de pragas e de doenças e nota de cobertura. Verificou-se que, sob condições de atividades agroecológicas existe sustentabilidade favorável para a maioria dos indicadores, com exceção do índice de cobertura do solo que necessita de melhorias.

Biografia do Autor

  • JACQUELINE JBN BARBOSA NASCIMENTO, DIVINO GREGORIO BARBOSA/ MARIA DIVINA NASCIMENTO BARBOSA
    Aluna de graduação do curso de Agronomia pela Universidade Federal de Goiás.Atualmente é estagiária UFG e bolsista ITI, do CNPq, atuando com pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para a Agricultura Familiar.Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Adubação e Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, fertilidade, laranja, agregados, estabilidade, agroecologia, agricultura familiar, sistemas produtivos orgânicos e extensão rural.
  • GLAUCILENE GDC DUARTE CARVALHO, DIVINO DE PAULA CARVALHO/ MARIA DE FATIMA DUARTE CARVALHO
    Atualmente é bolsista de iniciação tecnológica industrial do projeto "Desenvolvimento Agroecológico no entorno de Goiânia: Novos Desafios", parceria do CNPQ com a Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, Física do Solo, Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, solo, resistência, nutrição, manejo orgânico e citros.
  • WILSON WML MOZENA LEANDRO, Joaquim Leandro de Sá/ Maria Thereza Mozena Leandro
    Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) , mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1992) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (1998) . Atualmente é Adjunto I da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia , com ênfase em Ciência do Solo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Química do Solo, solos de cerrado, Bases Trocáveis.
  • CLAUDIA CAM ARAUJO MOREIRA, ZILMAR MOREIRA DE PAULA/ DALVA ARAUJO MOREIRA
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1999) e mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é profissional da Universidade Federal de Goiás, como bolsista DTI, do CNPq, atuando com pesquisa e desenvolvimento em Agroecologia para a Agricultura Familiar. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecologia, agricultura familiar, sistemas produtivos orgânicos.

Downloads

Publicado

2007-09-28