A extensão pesqueira na prática organizativa das mulheres pescadoras do distrito de Itaipava – ES, com enfoque na perspectiva de gênero e economia solidária

Autores

  • Pierângeli C. Marim Aoki Incaper
  • Fabio L. Dalbom Incaper
  • Federica Natasha G.A. dos S. Sodré Incaper

Resumo

A experiência ocorreu nas comunidades pesqueiras do distrito de Itaipava, Itapemirim, ES. Foi motivada pela dificuldade encontrada pelas pescadoras locais, para se reproduzirem socialmente. A Extensão Pesqueira na prática organizativa se apoiou nas perspectivas de gênero e da economia solidária, possibilitando o desenvolvimento de alternativas geradoras de renda. As metodologias participativas aplicadas proporcionaram aos mediadores sociais mobilizarem oito grupos com propostas para o artesanato, a mitilicultura e a culinária. A comercialização de seus produtos foi apoiada pelo Fórum Estadual de Economia Solidária e Projeto Bazar Social, estruturado no comércio justo e solidário. A Extensão Pesqueira atingiu parte de seus objetivos, pois promoveu a mobilização de todos os grupos, e a organização efetiva de alguns. As pescadoras estão em vias de alcançarem a eqüidade e a inclusão social.

Biografia do Autor

  • Pierângeli C. Marim Aoki, Incaper
    sou bióloga, com mestrado em Ciências Biológicas na área de Biologia Animal. Atuo como agente de desenvolvimento rural da área de pesca e aqüicultura do Instituto capixaba de pesquisa, assistência técnica e extensão rural - Incaper. Desenvolvo ações de Ater no sul do Es, junto aos pescadores (as), maricultores(as) e piscicultores (as), para promover o desenvolvimento local.
  • Fabio L. Dalbom, Incaper
    Sou licenciado em Ciências Sociais. Atuo como agente de desenvolvimento rural da área de sócioeconomia do Instituto capixaba de pesquisa, assistência técnica e extensão rural - Incaper. Desenvolvo ações de desenvolvimento rural e pesqueiro no sul do ES.
  • Federica Natasha G.A. dos S. Sodré, Incaper
    Sou bióloga com mestrado em Ciências Ambientais. Atuo como agente de desenvolvimento rural da área de sócioeconomia do Instituto capixaba de pesquisa, assistência técnica e extensão rural - Incaper. Desenvolvo ações de desenvolvimento rural na Grande Vitória.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)