Produtividade da cana de açúcar em três cortes após adubação verde com crotalária júncea e N-mineral no momento da reforma.

Autores

  • Rogerio Haruo Sakai Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Instituto Agronomico

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar a dinâmica do N proveniente da crotalária júncea e do sulfato de amônio na rotação com a cana-de-açúcar e seu efeito residual na produção durante três cortes. Os tratamentos foram: testemunha, sem adubação verde e sem adubo mineral; com adubo verde marcado, sem adubo mineral; com adubo verde marcado e com adubo mineral; sem adubo verde, com adubo mineral marcado; com adubo verde e com adubo mineral marcado. Os tratamentos foram instalados em blocos ao acaso com quatro repetições. Observou-se nos tratamentos com adubo verde maior percentagem de Nitrogênio na Planta Proveniente do Fertilizante na época seca; no solo observou-se que nos períodos de chuvas houve maior movimentação do nitrogênio da fonte mineral. A produtividade de colmos por hectare na média dos três cortes foi maior para o tratamento conjugando as duas fontes, contudo não diferindo do tratamento utilizando somente a fonte orgânica ou somente a mineral.

Biografia do Autor

  • Rogerio Haruo Sakai, Agencia Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; Instituto Agronomico
    Formado em engenharia agronômica pela Esalq-USP em 2005. Atualmente é mestrando em Agricultura Tropical e Subtropical pelo Instituto Agronômico - IAC.

Downloads

Publicado

2007-09-28

Edição

Seção

Resumos do V CBA - Manejo de Agroecossitemas sustentáveis

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)