Produção Orgânica de Acerola: Garantia de sustentabilidade socioeconômica e ambiental para agricultores familiares da Serra da Ibapaba-Ceará

Autores

  • João Bosco Cavalcante Araújo Cnpat - EMBRAPA
  • Adriano Lincoln Albuquerque Mattos Cnpat - EMBRAPA
  • Francisco das Chagas Vidal Neto Cnpat - EMBRAPA
  • José Carlos Machado Pimentel Cnpat - EMBRAPA

Palavras-chave:

agricultura familiar, clones de acerola, produção orgânica.

Resumo

Em 2004 a Embrapa Agroindústria Tropical firmou parceria com a empresa Amway Corporation para o desenvolvimento de clones de acerola com alto valor de vitamina C. adquirindo assim, 42.000 mudas dos clones BRS 235 ou Apodi, BRS 236 ou Cereja, BRS 237 ou Roxinha e BRS 238 ou Frutacor, para cultivo próprio e distribuição entre produtores parceiros, nos municípios de Ubajara e Marco no Estado do Ceará. Toda a produção de acerola é orgânica, isso veio a beneficiar os pequenos agricultores familiares dessas regiões, pois produziam hortifrutigranjeiros o que além de não ser uma atividade rentável devido a baixa produção no período chuvoso, ao ataque de pragas e doenças e consequentemente o uso indiscriminado de agroquimícos, causando impactos negativos tanto a saúde humana quanto ao meio ambiente, para esse agricultores familiares a adoção da tecnologia clones de acerola com produção orgânica possibilitou melhoria nas condições de trabalho, no aumento da renda e na qualidade de vida.

Biografia do Autor

  • João Bosco Cavalcante Araújo, Cnpat - EMBRAPA
    Cursando atualmente Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em História e Socilogia pela Faculdade ATENEU. Graduação em Filosofia com habilitação em Filosofia Geral, Psicologia Geral e Sociologia Geral pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, nas áreas de Agricultura Familiar e Impactos Sociais
  • Adriano Lincoln Albuquerque Mattos, Cnpat - EMBRAPA
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é Analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária atuando nas áreas da economia e extensão tecnológica, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: beneficiamento de casca de coco verde, cadeias produtivas e avaliação de impactos econômicos de tecnologias.
  • Francisco das Chagas Vidal Neto, Cnpat - EMBRAPA
    possui mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1983) e doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fitomelhoramento, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético vegetal, algodoeiro, meloeiro, desenvolvimento de cultivares, sistema de produção.
  • José Carlos Machado Pimentel, Cnpat - EMBRAPA
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1974) , graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1974) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1990) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Pastagem e Forragicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Composicao da Dieta, Ovino Morada Nova, Pastagem Nativa.

Downloads

Publicado

2009-12-31