Desenvolvimento Sustentado e Rede de Relações Sociais: O Caso do Assentamento Che Guevara, Ocara, Ceará

Autores

  • João Bosco Cavalcante Araújo Embrapa
  • José Carlos Machado Pimentel Embrapa
  • Francisco Fabio Assis Paiva Embrapa

Palavras-chave:

assentamento rural, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável

Resumo

No Brasil a produção familiar praticada nos assentamentos rurais, têm como enfoque um maior controle no tempo de trabalho, fruto de um aprendizado e definições de novas atribuições, que dantes não pertenciam a suas relações sociais. O produtor familiar a partir desse aprendizado e da redefinição de seu papel desde a posse da terra, passa a ter à possibilidade de interagir com um novo modelo de práticas sociais. O relacionamento com o público e o privado: Mercado, Instituições de Educação, Pesquisa e Desenvolvimento, entre outras, permite a construção de uma rede de parcerias, tendo como um dos seus principais efeitos a possibilidade de controle dos seus meios de produção. O presente trabalho tem por objetivo apresentar a importância da assimilação do Capital Social e da formulação de uma Rede de Relacionamento Social em assentamento rural. Foi realizado um recorte espacial e temporal na determinação do universo do estudo do assentamento Che Guevara, no município de Ocara, localizado no Estado do Ceará, demonstrando as intervenções realizadas a partir da Rede de Relações Sociais.

Biografia do Autor

  • João Bosco Cavalcante Araújo, Embrapa
    Cursando atualmente Especialização em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Especialista em História e Socilogia pela Faculdade ATENEU. Graduação em Filosofia com habilitação em Filosofia Geral, Psicologia Geral e Sociologia Geral pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, nas áreas de Agricultura Familiar e Impactos Sociais
  • José Carlos Machado Pimentel, Embrapa
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1974) , graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1974) , mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1981) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1990) . Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia , com ênfase em Pastagem e Forragicultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Composicao da Dieta, Ovino Morada Nova, Pastagem Nativa.
  • Francisco Fabio Assis Paiva, Embrapa
    possui graduação em AGRONOMIA pela Universidade Federal do Ceará (1980) e mestrado pelo Centro Nacional de Pesquisa de Agroindústria Tropical (1991) . Atualmente é Pesquisador da AREA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos , com ênfase em Tecnologia de Alimentos. Atuando principalmente nos seguintes temas: ACIDEZ - QUALIDADE - FARINHA - ANALISE.

Downloads

Publicado

2009-12-31