Jornada de Agroecologia: camponesas e camponeses em movimento construindo o sustento da vida e a transformação da sociedade.

Autores

  • José Maria Tardin Escola latino America de Agroecologia - ELAA

Palavras-chave:

Movimentos Sociais do Campo, Cooperação, Reforma Agrária.

Resumo

A Jornada de Agroecologia é uma coalização política constituída em 2001, que resultou de amplo processo dialógico entre os Movimentos Sociais do Campo e Organizações Não-Governamentais atuantes no estado do Paraná, que desde os anos 80 promovem a Luta Pela Terra e Pela Reforma Agrária e a Agroecologia. Seu Manifesto Político apresenta os objetivos estratégicos e o lema original: Jornada de Agroecologia – Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos. Atua em rede de cooperação potencializando os processos político-organizativos, econômicos e culturais locais e regionais num movimento camponês agroecológico com maior densidade e expressividade política e social. Desde 2002 realiza o Encontro Estadual com média de quatro mil participantes. Tem impulsionado a transição agroecológica associada à luta política que culminou na aprovação de legislações e políticas governamentais coibitivas aos transgênicos e aos agrotóxicos, e ao enfrentamento direto as transnacionais Monsanto e Syngenta.

Biografia do Autor

  • José Maria Tardin, Escola latino America de Agroecologia - ELAA
    José Maria Tardin, Técnico-Agropecuário, Setor de Produção, Cooperação e Meio-Ambiente do MST, Membro da Coordenação Executiva e Pedagógica da Escola Latino-Americana de Agroecologia - ELAA. Contato: tardinjosemaria@gmail.com fone; (41) 8427-0775

Downloads

Publicado

2009-12-31