As práticas educativas de formação em Agroecologia da Via Campesina no Paraná

Autores

  • Dominique M. P. Guhur
  • Aparecida do Carmo Lima
  • Nilciney Toná
  • José Maria Tardin
  • João Claudio Madureira

Palavras-chave:

Educação em Agroecologia, Educação e trabalho, MST, Pronera.

Resumo

Este texto sistematiza elementos centrais das práticas educativas de formação profissional em Agroecologia desenvolvidas pela Via Campesina e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado do Paraná (MST/PR), abordando tanto os fundamentos para a educação em Agroecologia que lhes são subjacentes quanto elementos do método pedagógico que vem sendo desenvolvido: a dimensão educativa do trabalho, a organização e gestão da coletividade, a capacitação, as estratégias para a formação do técnico pesquisador e o diálogo de saberes. Trata dos elementos que são comuns à articulação das escolas, destacando particularidades das práticas de formação em Agroecologia da Escola Milton Santos e da Escola Latino-Americana de Agroecologia. Busca apontar alguns aprendizados e desafios desse processo.

Downloads

Publicado

2016-06-21