As práticas educativas de formação em Agroecologia da Via Campesina no Paraná
Autores
Dominique M. P. Guhur
Aparecida do Carmo Lima
Nilciney Toná
José Maria Tardin
João Claudio Madureira
Palavras-chave:
Educação em Agroecologia, Educação e trabalho, MST, Pronera.
Resumo
Este texto sistematiza elementos centrais das práticas educativas de formação profissional em Agroecologia desenvolvidas pela Via Campesina e pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Estado do Paraná (MST/PR), abordando tanto os fundamentos para a educação em Agroecologia que lhes são subjacentes quanto elementos do método pedagógico que vem sendo desenvolvido: a dimensão educativa do trabalho, a organização e gestão da coletividade, a capacitação, as estratégias para a formação do técnico pesquisador e o diálogo de saberes. Trata dos elementos que são comuns à articulação das escolas, destacando particularidades das práticas de formação em Agroecologia da Escola Milton Santos e da Escola Latino-Americana de Agroecologia. Busca apontar alguns aprendizados e desafios desse processo.