A Educação Rural em Agroecologia como Ato Reflexivo para Promover a Libertação do Homem do Campo

Autores

  • Selma de Barros-Ahrens Cescage
  • Rudy de Barros Ahrens Cescage
  • Dirk Claudio Ahrens Iapar

Palavras-chave:

escola rural agroecológica, reflexão, libertação

Resumo

Este trabalho objetivou promover uma discussão sobre as possibilidades e limitações da educação no campo. A educação em agroecologia tem sido um dilema para os agricultores, pois a política para a educação rural não habilita seus familiares, nem os qualifica para os empregos nas cidades. Ainda hoje os desafios são imensos, mas há professores articulando o saber dos livros com a prática. O texto foi baseado em revisão bibliográfica, a partir de discussões ocorridas na UFPR, em 2000. A educação bem como os governantes, nunca se preocupou muito com o “mundo rural”. Necessita-se de escolas que ofereçam a teoria e a prática, fazendo destes estudantes portadores de conhecimento científico e saber popular, incluindo-os no processo de “modernização e libertação do campo”. Formando cidadãos reflexivos e conscientes das necessidades para a preservação do homem no campo, do meio ambiente, e que saibam administrar o seu patrimônio, melhorando a sua qualidade de vida. Enfim, o mais importante é que o educador rural agroecológico em conjunto com o homem do campo promova a sua libertação, de modo que este último possa decidir por si próprio o seu destino: a cidade, o campo, ou ambos.

Biografia do Autor

  • Selma de Barros-Ahrens, Cescage
    Graduação em Administração - ênfase em Análise de Sistemas pela Faculdade da Ciência da Computação Cristo Rei (1998), Especialização em Administração Gerencial - IBPEX (2000) e mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2003), aperfeiçoamento em agroecologia (2007). Atualmente é professora Adjunta do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais. Disciplinas ministradas: Administração Rural; Extensão Rural; Metodologia Científica; Trabalho de Conclusão de curso - TCC para Agronomia; Seminário de Monografia; Seminário Avançado; Estágio Supervisionado I e II; Organização, Sistemas e Métodos.
  • Rudy de Barros Ahrens, Cescage
    Possui graduação em Administração com ênfase análise de sistemas pelo Centro Universitário Campos de Andrade (2004), especialização em Comportamento Organizacional (2005) pela 3 G Consultoria e é Mestrando do curso de Administração Estratégica pela Universidade Nacional de Misiones na Argentina. Atualmente é professor universitário do Centro de Ensino Superior de Campos Gerais e da Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Recursos Humanos, Meio Rural e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: educação crítica e reflexiva, meio ambiente, ecologia, reciclagem, qualidade de vida, comportamento humano, administração rural.
  • Dirk Claudio Ahrens, Iapar
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1977), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2000). Atualmente é pesquisador científico do Instituto Agronômico do Paraná em Ponta Grossa. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, Agroecologia e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: agroecolgia, gestão de propriedades familaires agroecológicas, qualidade fisiológica e teor de água de sementes

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2