Controle da Pinta Preta em Tomateiro com Soluções Homeopáticas de Propolis

Autores

  • Marcia Vargas Toledo INSTITUTO EMATER
  • José Renato Stangarlin UNIOESTE
  • Carlos Moacir Bonato UEM

Palavras-chave:

Homeopatia

Resumo

O tomate é a segunda hortaliça consumida no Brasil e apresenta diversos problemas fitossanitários. A homeopatia tem se mostrado como potencial no controle de doenças e por utilizar soluções altamente diluídas é de baixo custo e impacto ambiental irrelevante. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o controle da doença pinta preta em tomateiro através da pulverização de soluções homeopáticas de Propolis em 6, 12, 30 e 60CH e verificar o potencial como agente abiótico de indução de resistência. Os resultados mostraram que todas as dinamizações interferiram no desenvolvimento da doença e aos 14 dias após a inoculação do patógeno, a severidade se apresentou menor do que os controles com solução hidroalcóolica e água destilada. Isto indica o potencial de soluções homeopáticas de própolis para controle de pinta preta no tomateiro.

Biografia do Autor

  • Marcia Vargas Toledo, INSTITUTO EMATER
    Engenheira Agrônoma, Extensionista Municipal, Especialista em Agricultura Biodinâmica, Mestranda em Produção Vegetal pela UNIOESTE, Campus de Marechal Cândido Rondon-Pr.
  • José Renato Stangarlin, UNIOESTE
    Doutor em Fitopatologia, Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuação em fitossanidade
  • Carlos Moacir Bonato, UEM
    Doutor em Ciências Agrárias, Proffessor Adjunto da Universidade Estadual de Maringá- Paraná. Atuação em Fisiologia Vegetal com ênfase em Nutrição e Crescimento Vegetal

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>