Agroecologia como ferramenta de ensino: uma proposta metodológica para o curso superior de agroecologia do Instituto Federal do Amazonas.
Palavras-chave:
agroecologia, sustentabilidade, transdisciplinaridade.Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do modelo agrícola adotado pela agricultura brasileira a partir de 1990 e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, a legislação educacional em vigor. Propor uma metodologia a ser utilizada no curso Tecnólogo de Agroecologia. A pesquisa baseou-se em uma ampla revisão bibliográfica, na qualidade das práticas agrícolas estruturada pela reforma educacional. Os efeitos, avanços e desvantagens, são analisados, assim como a transição para estilos de agricultura ecológica. A transição para uma educação baseada na sustentabilidade requer a compreensão de novas práticas pedagógicas como a Transdisciplinaridade, sobre tudo a participação de todos os cidadãos, para a criação de condições educacionais necessárias no sentido de desenvolver projetos que contribuam para a valoração, e o desenvolvimento dos estilos de vida característico dos povos da Amazônia.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento