Agroecologia como ferramenta de ensino: uma proposta metodológica para o curso superior de agroecologia do Instituto Federal do Amazonas.

Autores

  • Aldenir de Carvalho Caetano INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA-AM
  • Renato Luiz Grisi Macedo UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
  • Rita de Cassia Matos Meireles

Palavras-chave:

agroecologia, sustentabilidade, transdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar a influência do modelo agrícola adotado pela agricultura brasileira a partir de 1990 e pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas, a legislação educacional em vigor. Propor uma metodologia a ser utilizada no curso Tecnólogo de Agroecologia. A pesquisa baseou-se em uma ampla revisão bibliográfica, na qualidade das práticas agrícolas estruturada pela reforma educacional. Os efeitos, avanços e desvantagens, são analisados, assim como a transição para estilos de agricultura ecológica. A transição para uma educação baseada na sustentabilidade requer a compreensão de novas práticas pedagógicas como a Transdisciplinaridade, sobre tudo a participação de todos os cidadãos, para a criação de condições educacionais necessárias no sentido de desenvolver projetos que contribuam para a valoração, e o desenvolvimento dos estilos de vida característico dos povos da Amazônia.

Biografia do Autor

  • Aldenir de Carvalho Caetano, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA-AM
    Professor do Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia do Amazonas, doutorando pela UFLA no curso de pós-graduação em Engenharia Florestal.
  • Renato Luiz Grisi Macedo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
    Professor da UFLA, no departamento de ciências florestais, pós-doutor pela universidade federal de Viçosa-MG
  • Rita de Cassia Matos Meireles
    Graduada em Administração Ambiental pelo Faculdade Martha Falcão-AM

Downloads

Publicado

2009-12-31