Agricultura Familar nas Várzeas do Alto Rio Amazonas

Autores

  • ILZON CASTRO PINTO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA-AM
  • RENATO LUIZ GRISI MACEDO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS

Palavras-chave:

Pequenos agricultores, Sistemas agroflorestais, comunidade de Várzea, Amazônia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi de verificar o conhecimento tradicional, o uso e manejo dos ecossistemas de várzeas pelos agricultores familiares, da comunidade São José, município do Careiro da Várzea- AM. A pesquisa baseou-se em um estudo de caso, os procedimentos adotados foram os seguintes: levantamento bibliográfico, questionário, entrevista estruturada e semi-estruturada e diário de campo. Os dados coletados foram tabulados e analisados através de estatística descritiva conforme média e freqüências obtidas dos dados.Os principais produtos agrícolas cultivados na comunidade forão:alface (Lactuca sativa), chicória (Eryngium foetidum), couve (Brassica oleracea var. Acefhala), coentro (Coriandrum sativum),pepino (Cucumis sativus) e cebolinha (Allium schoenoprasum) que garantem a maior parte da renda dos agricultores. A comunidade esta assentada em uma típica área de várzea, praticantes da agricultura familiar centrada em sistemas agroflorestais tradicionais, constituídos dos subsistemas lago, floresta e roça que são responsáveis pela sustentabilidade socioeconômica da localidade.

Biografia do Autor

  • ILZON CASTRO PINTO, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA-AM
    Mestrado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Amazonas (2005). Atualmente é professor do Instituto Federal do Amazonas- campus São Gabriel da Cachoeira. Doutorando em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras-MG.
  • RENATO LUIZ GRISI MACEDO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS
    Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1991) e pós doutorado em engenharia florestal ( em sistemas agroflorestais ) pela Universidade Ferderal de Viçosa( 2007). Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Lavras.

Downloads

Publicado

2009-12-31